Sociedade

Novo director do CDRSP quer reforçar parceria com empresas

12 jan 2024 16:45

Rui Ruben assume que investigação é o foco de centro de investigação do Politécnico de Leiria

novo-director-do-cdrsp-quer-reforcar-parceria-com-empresas
Rui Ruben nomeou como subdirectores Marcelo Gaspar, da área da Engenharia Mecânica, e Juliana Dias, das Ciências Biomédicas.
DR

“No Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) a investigação é o nosso foco. No entanto, esta investigação deve ser aplicada, de modo que o tecido empresarial, e na zona de Leiria e Marinha Grande temos bastante, possa beneficiar do que fazemos no nosso centro." A afirmação é de Rui Ruben, novo director do CDRSP, que tomou posse na quarta-feira.

Numa nota de imprensa, o Politécnico de Leiria, refere que Rui Ruben desafiou ainda os empresários da região a visitarem e a conhecer o que é feito no CDRSR. "Também temos muito a aprender com os empresários, para percebermos as suas necessidades. Será bom ter uma investigação aplicada, da qual todos possam beneficiar”, referiu, citado numa nota de imprensa.

Rui Ruben, que substituiu Artur Mateus no cargo de director do CDRSP, acrescentou ainda a intenção de “manter um diálogo aberto e fraterno, de modo que as sinergias tornem todos mais fortes”, sobretudo através de uma “aproximação da Marinha Grande a Leiria, Peniche e Caldas da Rainha”.

Como subdiretores do CDRSP, Rui Ruben nomeou Marcelo Gaspar, da área da Engenharia Mecânica, e Juliana Dias, das Ciências Biomédicas.

Na abertura da sessão, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, lembrou que foram alcançados "marcos significativos, e hoje o CDRSP é uma referência ao nível da investigação".

"Consolidámos a nossa posição como centro de investigação de excelência, com forte ligação às empresas, que é uma das principais características, não só do CDRSP, mas também do Politécnico de Leiria e das nossas unidades de investigação e escolas", frisou o presidente.

Apontando a "vasta experiência de investigação, de docência, de coordenação de cursos, mas também de participação em diversas estruturas dirigentes” que o novo director possui, Carlos Rabadão assegurou estar “confiante que se continuará a trilhar um caminho de excelência”.

O presidente do Politécnico de Leiria revelou que o primeiro desafio da nova direcção é a submissão da estratégia do CDRSP à Fundação para a Ciência e Tecnologia, até ao final do mês de Fevereiro, para respectiva avaliação.

“O nosso objectivo só pode ser manter a avaliação ‘Excelente’. É um grande desafio, mas estamos confiantes que vamos conseguir. A possibilidade dada aos politécnicos de outorgar o grau de doutor trouxe associada uma obrigação: o corpo docente dos nossos programas doutorais tem de estar integrado em unidades de investigação próprias, com avaliação de ‘Muito Bom’ a ‘Excelente’. Hoje temos já alguns centros com esta avaliação, mas a generalidade ainda está no ‘Bom’ e queremos dar o salto”, afirmou Carlos Rabadão.

O presidente recordou a submissão, em Setembro de 2023, de dois novos programas doutorais para avaliação, na área da transformação digital para a indústria e na área das ciências de dados para a sustentabilidade, e afirmou a intenção de, em Março deste ano, serem submetidos outros dois doutoramentos.

“A estratégia do CDRSP é a estratégia das nossas escolas e restantes unidades de investigação: uma busca contínua por soluções sustentáveis e desenvolvimento de tecnologias de ponta, que possam impactar o nosso tecido empresarial e a sociedade em geral. Pretendemos fortalecer as parcerias com a indústria, fomentar a interdisciplinaridade, promover a formação de jovens talentos e retê-los, capacitando e preparando os estudantes para enfrentarem os desafios globais. A nossa aposta passa por fomentar uma maior aproximação entre as nossas escolas e as nossas unidades de investigação”, destacou, na referida nota de imprensa.