Saúde

Novo equipamento melhora procedimentos ortopédicos no hospital de Alcobaça

22 jul 2022 16:15

Mini Arco em C realiza técnicas para patologia traumática do membro superior

novo-equipamento-melhora-procedimentos-ortopedicos-no-hospital-de-alcobaca

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório. O Mini Arco em C com detector digital directo, dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades, representou um investimento de 98.400 euros, e permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, em utentes com patologia traumática do membro superior em regime de ambulatório, de forma regular.

"Com o novo equipamento, a sala do Bloco Operatório do HABLO tem como objectivo a efectivação das transferências de cirurgia de trauma do membro superior para a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, evitando o internamento e a ocupação das salas de Urgência e electivas no Bloco Operatório Central, para utentes com patologia traumática do membro superior", destaca Carlos Pina, coordenador da Unidade Funcional do Centro Hospitalar de Leiria.

Segundo o especialista, "com estas cirurgias haverá um ganho assistencial enorme, assim como uma poupança de recursos económicos importante, permitindo aos utentes serem intervencionados de uma forma cómoda, diminuindo riscos e gastos associados a internamentos, e permitindo reafectar recursos humanos e económicos".

Carlos Pina destaca, citado na nota de imprensa, que "será criado um tempo operatório exclusivo, dedicado ao trauma no HABLO, em colaboração com o Serviço de Anestesiologia do CHL".

"Da mesma forma, em períodos de sobrecarga extraordinária do Hospital de Santo André [HSA], em Leiria, e do internamento do Serviço de Ortopedia 2, assegura um espaço e tempos operatórios alternativos para manter o fluxo e a ocupação das salas no HSA, pela Ortopedia 2" acrescenta.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, salienta que "este novo equipamento instalado no Bloco Operatório do HABLO possibilita a descentralização dos procedimentos realizados no Hospital de Santo André, bem como a introdução de novas técnicas mais diferenciadas, mais seguras e menos invasivas para o doente".

A Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia entrou em funcionamento em Março de 2021 no HABLO, e dedica-se à cirurgia da mão com recurso a técnicas de anestesia local, tratamentos para a patologia tendinosa, traumatologia da mão, patologia nervosa traumática e traumatologia do punho, e mais recentemente realiza cirurgias como a artroscopia no joelho, tornozelo, entre outras.

A nota do CHL refere ainda que a Unidade tem registado ganhos a nível assistencial, tendo realiazdo 495 cirurgias no primeiro ano de funcionamento.