Viver

Novo espectáculo dos Artistas Unidos vai a palco em Pombal

13 nov 2024 18:14

Acontece no próximo sábado, a segunda apresentação de "1984 de George Orwell – uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan"

novo-espectaculo-dos-artistas-unidos-vai-a-palco-em-pombal
A produção estreou em Aveiro, já este mês
Jorge Gonçalves

A peça 1984 de George Orwell – uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan inspira-se no apêndice da obra escrita pelo autor inglês e coloca a acção em 2050, num cenário futurista em que um grupo de pessoas lê o diário de Winston Smith, o protagonista que sonha com um mundo livre do Big Brother.

Editado em 1949, mas concluído no ano anterior, o romance 1984 descreve a realidade distópica e o regime totalitarista de um país fictício em que todos os indivíduos são controlados pelo Grande Irmão.

Na versão dos Artistas Unidos, o espectáculo tem encenação de Pedro Carraca e depois da estreia no Teatro Aveirense (9 de Novembro) vai a palco no Teatro-Cine de Pombal no próximo sábado, 16 de Novembro, com início às 21:30 horas.

Originalmente, 1984 de George Orwell – uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan estreou a 13 de Setembro de 2013, no Nottingham Playhouse (Inglaterra) em co produção com a Headlong.

No elenco reunido pelos Artistas Unidos, uma das mais conceituadas companhias de teatro portuguesas, surgem Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Pedro Caeiro, Raquel Montenegro, Tiago Matias e Victor Gonçalves.

Com cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves e vídeo por Jorge Cruz, a peça é uma co-produção dos Artistas Unidos com o Centro Cultural de Belém e o Teatro Aveirense.