Desporto

Novo evento de ondas gigantes da Nazaré será "dez vezes melhor e dez vezes maior"

30 out 2019 14:13

Durante o Inverno, as ondas gigantes da Praia do Norte vão ter um novo evento, o Nazaré Tow Surfing Challenge.

novo-evento-de-ondas-gigantes-da-nazare-sera-dez-vezes-melhor-e-dez-vezes-maior
Nazaré tem sido destino de eleição para os apaixonados por adrenalina
Ricardo Graça/Arquivo

Na apresentação da nova competição, que decorreu esta quarta-feira, o general manager da Liga Mundial de Surf (WSL), prometeu “um espectáculo que o mundo inteiro vai apreciar”. “É muito excitante lançar um evento completamente novo. É uma oportunidade”, disse Bill Sharp, acreditando que, por ter sido criado de raiz, o Nazaré Tow Surfing Challenge será “dez vez melhor e dez vezes maior”.

O responsável considera que a vila passou “de um sítio agradável para passar o Verão para ser o centro do mundo nas ondas gigantes”. “Hoje, a Nazaré, é semelhante ao que a costa norte do Havai era nos anos 1970. É aqui que encontramos os melhores surfistas, que procuram as maiores e melhor ondas para surfar. Vai ser um espectáculo que o mundo inteiro vai apreciar e ainda vai crescer nos próximos anos."

O período de espera pelas ondas ideais para o Nazaré Tow Surfing Challenge começa na sexta-feira, dia 1, e estende-se até 31 de Março de 2020. Durante cinco meses, dez equipas de surfistas internacionais vão estar na Nazaré.

O diretor da WSL para a Europa, Francisco Spínola, também deposita grandes esperanças na nova competição, que surge como “a evolução natural” do que tem sido feito nos últimos anos. “Este é o ano zero. Este evento vai crescer massivamente. Estamos a criar algo que nunca foi feito antes e que, provavelmente, vai ser o maior evento de surf de sempre.”

Nic von Rupp, António Silva, Alex Botelho e Hugo Vau vão ser os portugueses presentes na competição, com Botelho e Vau a representarem a equipa Portugal. "É o culminar do trabalho de longos anos. Sempre representámos o país ao mais alto nível e somos dois representantes à altura do desafio", afirmou Hugo Vau.

Alex Botelho disse acreditar que o novo modelo de competição vai ajudar “mais pessoas a conhecerem a Nazaré”, porque a cobertura mediática “vai ser levada mais longe”. “Se se reunirem as condições perfeitas, ninguém vai ficar indiferente à Nazaré e de certeza que mais fãs ficarão atentos ao que se passa aqui”, acrescentou Hugo Vau.

Na Nazaré espera-se sempre por um novo recorde mundial da maior onda surfada, mas Botelho e Vau não pensam nisso. “É muito complicado e não é isso que nos move. Nunca fomos para a água atrás disso e não vai ser agora”, sublinhou Vau.

Para o surfista português é importante “não esquecer que surfar uma ondas destas e sobreviver é já um prémio, é quase um recorde em si”.

“Além disso”, brincou Alex Botelho, “não vamos a descer as ondas com uma fita métrica”.

Lusa/JL