Viver

Novo festival Almanzor leva jazz ao cine-teatro de Alcobaça

17 jan 2022 21:02

R’B Loop Station, TGB e LiftOff entre os projectos que vão a palco no final do mês

novo-festival-almanzor-leva-jazz-ao-cine-teatro-de-alcobaca
Redacção/Agência Lusa

O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça inicia este mês um novo ciclo de espectáculos, desta vez dedicados ao jazz, com três concertos gratuitos, no Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, a realizar nos próximos dias 27 a 29.

O ciclo, denominado Almanzor Jazz Fest “é uma ideia que tem vindo a tomar forma desde o início da pandemia”, e é corporizado agora “como resultado da apresentação de uma candidatura ao programa Garantir Cultura”, refere o director artístico do festival, Milton Dias, no comunicado hoje divulgado.

O festival, que se integra no âmbito da programação repartida do Festival de Música de Alcobaça, resulta da activação de uma rede de parceiros institucionais que inclui a ABA - Banda de Alcobaça - Associação de Artes, ao nível da produção, e o Município de Alcobaça, através da cedência do Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro, onde terão lugar os três concertos de entrada livre.

O primeiro terá lugar no dia 27, com a apresentação de R’B Loop Station, um projecto experimental do trombonista Rui Bandeira que mostrará em formato showcase o resultado de uma residência artística.

O ciclo prosseguirá com os LiftOff, liderados pelo pianista Óscar M. da Graça e pelo vibrafonista Jeffery Davis, com a interpretação de temas de Train of Thought, onde “piano e vibrafone entrelaçam ideias, fomentam um diálogo constante e vão alternando de posições, num permanente jogo em plena “descolagem”, pode ler-se na nota enviada às redações. Estes músicos serão ainda acompanhados pelo contrabaixista Nelson Cascais e pelo baterista Alexandre Frazão.

No dia seguinte, será a vez dos TGB, um trio formado em 2003 por Sérgio Carolino (tuba), Mário Delgado (guitarra) e Alexandre Frazão (bateria), uma formação que mistura jazz, rock, folk e country, entre outros géneros musicais.

Por fim, no dia 29, o guitarrista André Fernandes (eleito músico do ano pela RTP) leva a palco o projecto“Centauri, num espetáculo que destaca o disco inspirado pelo livro Bestiário Tradicional Português, de Nuno Matos Valente e Natacha Costa Pereira (Edições Escafandro), e que contará com a participação dos autores: o primeiro, na voz-off, e a segunda, executando ilustração ao vivo.

A par de André Fernandes (guitarra), a banda é composta também por José Pedro Coelho (saxofone tenor), João Mortágua (saxofone alto e soprano), Francisco Brito (contrabaixo) e João Pereira (bateria).

Todos os concertos terão início às 21:30 horas.

Nascido em 1992 por iniciativa do município de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional da autarquia e da Direção-Geral das Artes.