Sociedade

Novo projecto estuda recuperação das Piscinas de São Pedro de Moel

9 ago 2019 00:00

Câmara da Marinha Grande acompanha negociações para ultrapassar impasse

novo-projecto-estuda-recuperacao-das-piscinas-de-sao-pedro-de-moel-10572
Daniela Franco Sousa

Há desenvolvimentos recentes na situação das piscinas de São Pedro de Moel, que encerraram em 2013 e se encontram hoje em grande estado de degradação.

Em comunicado, a presidente de Câmara da Marinha Grande informa que na passada quinta-feira decorreu uma reunião com o proprietário do complexo de piscinas, o Grupo Oliveiras, e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), onde participou também o Município.

Dessa reunião, salienta Cidália Ferreira, saiu “um compromisso entre todos por forma a chegar- se a uma solução arquitectónica que permita resolver este impasse, estudando um novo projecto acompanhado pela Administração Regional Hidrográfica Centro e técnicos da Câmara, que possa ser uma solução definitiva que viabilize a recuperação das piscinas, tão importantes para este local, para o nosso concelho e para a nossa região”.

A reunião, que se realizou no Auditório da Resinagem, decorreu após mais uma visita de representantes da APA ao concelho.

“No decorrer dos contactos estabelecidos, temos pedido à APA para englobar todo o território das praias da Marinha Grande sob a jurisdição de uma única ARH, ao invés do que até agora acontecia, em que a jusrisdição cabia numa parte das praias à ARH Tejo e no restante à ARH Centro”, acrescenta a edil.

As pretensões foram entretanto atendidas e todo o território das praias do concelho está sob jurisdição da ARH do Centro, informa ainda.

Acerca da falta de areia em São Pedro de Moel, a presidente diz ainda: “estamos também a tentar encontrar uma solução mais rápida do que aquilo que foi projectado pelo Governo, a introdução das areias no mar da Figueira da Foz (com o objectivo de que as marés tragam as areias para Sul, abrangendo as nossas praias)”.