Viver

Novos Talentos Fnac 2023: duas menções honrosas e um prémio ligam a Leiria

8 jun 2023 08:45

Carlos Pedroso venceu na categoria de videojogos; Inês Apenas e Marco Gomes receberam menções honrosas, respectivamente, nas categorias de música e ilustração

novos-talentos-fnac-2023-duas-mencoes-honrosas-e-um-premio-ligam-a-leiria
Inês Apenas: segundo o júri do Novos Talentos Fnac, uma das grandes revelações de 2022
Luís S. Tavares

Não é a primeira vez que Carlos Pedroso é distinguido no concurso Novos Talentos Fnac – em 2021, com Inês Ribeiro, o antigo aluno do Politécnico de Leiria, licenciado em Jogos Digitais e Multimédia pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), recebeu um prémio pelo título Nur.

Em 2023, Carlos Pedroso volta a vencer a categoria de videojogos do Novos Talentos Fnac, desta vez com Falling Asheep.

Para o júri, Falling Asheep é “um excelente jogo de puzzles” com “história e gráficos cativantes” que fazem “perder a noção do tempo”. Completo “em todas as suas vertentes, desde a narrativa, à jogabilidade”.

Na música, Shhinfrim”, que abre o EP Leve(mente), de Inês Apenas, recebeu uma menção honrosa.

O júri considera que a cantora e compositora que cresceu em Leiria desde os três anos de idade – e que recentemente chegou à final do Festival da Canção – “foi uma das grandes revelações de 2022” e é “um nome a ter em conta no futuro”.

Marco Gomes, estudante de artes visuais residente em Leiria que passou pelo TESP de Ilustração e Produção Gráfica e curso de Design Gráfico na ESAD de Caldas da Rainha, também recebeu uma menção honrosa, mas na categoria de ilustração.

Com o trabalho “Cultura das Trevas”, o júri do Novos Talentos Fnac 2023 considera que Marco Gomes “apropria-se do grafismo das iluminuras, desenhando personagens grotescas e irónicas, com um grande domínio da técnica, do espaço negativo, do contraste de cores e da direcção da leitura”.