Covid-19

Num ano, Centro de Diagnóstico Covid-19 do Politécnico de Leiria já realizou mais de 26 mil testes

4 mai 2021 17:30

Centro está instalado no Edifício Cetemares, em Peniche

num-ano-centro-de-diagnostico-covid-19-do-politecnico-de-leiria-ja-realizou-mais-de-26-mil-testes
Foram realizados até ao momento cerca de 20 mil testes PCR e mais de seis mil testes rápidos
DR

Desde que foi inaugurado, a 28 de Abril do ano passado, o Centro de Diagnóstico Covid-19 do Politécnico de Leiria (CDC-PL), instalado no Edifício Cetemares, em Peniche, já realizou mais de 26 mil testes.

De acordo com o Politécnico de Leiria, foram realizados até ao momento cerca de 20 mil testes PCR e mais de seis mil testes rápidos.

Durante este último ano, além da testagem em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) nas Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, Região de Coimbra, Oeste, Médio Tejo, e da testagem regular na comunidade académica no Politécnico de Leiria, o CDC-PL colaborou ainda com os municípios de Peniche e Nazaré e o Ministério do Mar na realização de testes em diversas associações de pescadores, com o Município de Leiria, e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a testagem de diversos surtos na região, entre outros.

"Volvido um ano, com mais de 40 pessoas envolvidas no laboratório e muitas mais fora dele, são mais de 26 mil testes realizados. Estamos certos de que as mais de 300 infecções detectadas em muito contribuíram para o controlo de surtos em lares, creches, grupos profissionais, fábricas e muitos outros focos na comunidade, dando o nosso contributo para reduzir o número de vítimas pelo Sars-Cov-2", refere Marco Lemos, professor do Politécnico de Leiria e director técnico do CDC-PL.

"Temos um centro altamente qualificado e que a qualquer momento pode dar uma resposta eficiente e com uma grande capacidade de testes. Contudo, cada um dos envolvidos espera simplesmente que não volte a ser necessário", defende o professor.