Sociedade

Número de despejos aumenta com escalada de preços na habitação

6 jul 2023 08:00

Processos apresentados por proprietários do distrito de Leiria, em 2022, registaram um aumento de 46% face ao ano anterior. Os pedidos feitos este ano continuam a revelar uma tendência de crescimento.

numero-de-despejos-aumenta-com-escalada-de-precos-na-habitacao
Dinâmica do mercado de habitação, com a escalada dos preços, está a reflectir-se no aumento dos despejos
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Foram meses de “angústia”, com o medo de “acabar a viver na rua” sempre presente na sua vida. Sílvia, 45 anos, viu o chão fugir-lhe quando foi informada pelo senhorio que o contrato de arredamento não seria renovado. Sem conseguir uma alternativa que pudesse pagar com a reforma de invalidez de 412 euros e o apoio da Câmara de Leiria no âmbito do Programa de Comparticipação ao Arrendamento, foi ficando no T0, “a cair aos bocados”, pelo qual pagava 200 euros, o que levou o senhorio a intentar uma acção de despejo.

"Ou ficava ou ia para rua. Pediam-me 400, 500 ou 600 euros. Não podia pagar”, conta Sílvia, assegurando que continuou “sempre” a pagar a renda. Ao fim de cinco meses e ainda sem uma decisão final em relação ao processo de despejo, viu uma luz ao fundo do túnel, quando “apareceu” uma casa por 350 euros. Apesar de “afastada” do centro de Leiria, e de ser mais cara do que o valor que estava a pagar, aceitou a proposta. “Não é fácil, mas com a minha reforma e o apoio da câmara, tenho conseguido cumprir.”

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ