Economia

Número de produtores de leite em Leiria caiu para metade em quatro anos

4 fev 2022 15:00

Entre 2017 e 2021 o distrito de Leiria perdeu 57% dos seus produtores de leite. Agricultores dizem estar a perder dinheiro e garantem que o sector vai desaparecer se não forem tomadas medidas

numero-de-produtores-de-leite-em-leiria-caiu-para-metade-em-quatro-anos
Produção de leite em risco de acabar, garantem agricultores
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

No ano passado o distrito de Leiria contava com 18 produtores de leite, metade dos que tinha em 2017, ano dos dados mais antigos disponibilizados pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

As estatísticas do IFAP revelam ainda que a produção de leite na região caiu 31% neste período, ficando-se pelos 1.489.717 quilos no ano passado.

Jorge Silva é um dos produtores que resistem. Dono de uma exploração com 500 efectivos em Alfeizerão, diz ter investido “bastante” ao longo dos últimos anos, para modernizar e automatizar a actividade e, assim, minimizar os impactos da falta de mão-de-obra.

Face aos compromissos assumidos no âmbito do projecto, não pode agora encerrar a exploração, mas garante que perde dinheiro todos os dias. Produzir um litro de leite “custa acima de 40 cêntimos”, mas o preço pago ao produtor ronda os 36 cêntimos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ