Sociedade

‘O Balão do João’ levou alegria e sorrisos a centenas de crianças de Pombal

2 jun 2020 12:10

Entre 30 e 31 de Maio

“O Balão do João” levou a centenas de crianças
“O Balão do João” levou a centenas de crianças
CM Pombal
“O Balão do João” levou a centenas de crianças
“O Balão do João” levou a centenas de crianças
CM Pombal
“O Balão do João” levou a centenas de crianças
“O Balão do João” levou a centenas de crianças
CM Pombal

“O Balão do João” levou a centenas de crianças do concelho de Pombal música, dança, alegria, risos, sorrisos e balões coloridos, em itinerância sobre rodas. 

Segundo uma nota da autarquia, a actividade, que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Criança, contou com a participação de diversos artistas locais que responderam positivamente ao desafio lançado pelo município. 

Ana Maria Cabral, vereadora da Cultura, considera que o objectivo “foi concretizado em larga escala” tendo sido transmitida uma “mensagem de esperança e alegria a crianças e famílias e, em simultâneo, apoiar os artistas locais dando-lhes a oportunidade de se adaptarem ao novo contexto”. 

“Todos os profissionais da área da cultura viram os seus trabalhos cancelados, com o desenvolvimento da pandemia. Este projecto veio dar alguma esperança, alento e cobertura financeira, não só aos artistas seleccionados, mas também aos técnicos que os acompanharam nesta iniciativa inovadora”, frisa. 

Três camiões, transformados em palcos itinerantes, percorreram mais de 150 localidades das 13 freguesias do concelho, tendo efetuado mais de oito dezenas de paragens. 

Os itinerários foram definidos em articulação com as Juntas de Freguesia, parceiras conhecedoras do território, indispensáveis atendendo à política de proximidade que mantêm com a comunidade. 

O projecto contou com a participação de sete artistas locais selecionados por um grupo multidisciplinar constituído por técnicos do Município de Pombal, que avaliaram as respetivas candidaturas: “Manos Trovadores – Wilson Capitão e Evandro Capitão”, “Crianças ao Palco – Projeto lá vai uma, lá vão duas”, “Sofia Falcão com Dj Xandi”, “Big’s School”, “Fabrikarts”, “Clássicos Banda & Mr. Pickles” e “Dj André Mendes”. 

Já a instalação de diverso equipamento técnico e de som esteve a cargo de empresas de Pombal contratadas pelo município para aquele fim: “Sons do Marquês” e “Snow View”. Um dos camiões foi equipamento com equipamento técnico do próprio Município, assegurado por técnicos do Teatro-Cine. 

Os respectivos camiões foram disponibilizados por empresas transportadoras do concelho: “Transportes Central Pombalense”, “Transportes Antunes Figueiras” e “Transportes Pascoal”. 

Esta foi a primeira experiência realizada pelo Município de Pombal que pretende desenvolver outras actividades, no âmbito do reajustamento do plano de cultura face à situação actual de Estado de Calamidade, envolvendo projectos de criadores, individuais e colectivos, nas diferentes áreas artísticas.