Economia

O dia de trabalho parece interminável? Faça uma pausa, rende mais

19 abr 2016 00:00

Para aumentar a produtividade recomendam-se intervalos com livros, exercício ou cabeleireiro

o-dia-de-trabalho-parece-interminavel-faca-uma-pausa-rende-mais-3739
Daniela Franco Sousa

Mal o relógio despertou pelas 7:30 horas pulou da cama rabugento, antevendo um longuíssimo dia de trabalho. Calma, os especialistas dizem que há maneira de sair satisfeito após dias de grandes jornadas.

Elisabete Condesso, psicóloga da PsicoAjuda, de Leiria, diz ao JORNAL DE LEIRIA que qualquer pessoa deve, mesmo durante os períodos de jornadas de trabalho intenso, dispensar pelo menos 10 a 15 minutos para fazer aquilo que lhe dá prazer.

Do seu ponto de vista, a melhor ocasião para retirar um momento para si, é antes ou depois da jornada de trabalho. Esse momento deve servir exclusivamente para fazer aquilo que mais gosta, seja praticar exercício, passear ao ar livre, ver montras ou ler um livro, exemplifica a especialista.

Como há cada vez mais tendência para dar importância à aparência, mesmo depois dos 50 anos, salienta Elisabete Condesso, é positivo que os homens possam usufruir de algum tempo para praticar desporto – para beneficiar a saúde e também o físico – e que as mulheres possam, por exemplo, ter tempo para ir ao cabeleireiro ou para fazer manicura. São cuidados com a aparência que se traduzem em maior auto-estima, nota a psicóloga.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo