Desporto

“O que distingue o Clube Náutico Leiria é a paixão com que todos se envolveram”

16 set 2023 08:00

O CNL celebra hoje, 16 de Setembro, um ano de actividade. Num balanço da primeira época desportiva, repleta de títulos e recordes nacionais e regionais, o vice-presidente Marco Simões afirma ter sido “acima do expectável”

o-que-distingue-o-clube-nautico-leiria-e-a-paixao-com-que-todos-se-envolveram
Os órgãos sociais do CNL são constituídos por atletas e pais de atletas
DR

Que balanço faz deste primeiro ano de actividade?

O balanço é muito positivo, superou todas as expectativas. Aquando da criação do clube, tínhamos noção das limitações que teríamos, não só em termos de projecção, como de condicionantes de trabalho. Essas limitações foram explicadas aos atletas, contudo, os resultados dentro de água foram sendo superados. Os 35 recordes nacionais e regionais alcançados, a superação dos pódios nacionais e consagração de melhor clube do distrito são resultados que demonstram um balanço muito acima do expectável.

O que distingue o CNL?

Claramente a paixão com que todos se envolveram, desde atletas, dirigentes, treinadores, pais, patrocinadores e sócios. Os atletas sentem o clube como sendo deles, poderia dar muitos exemplos, mas basta um: a ajuda aos treinos por parte dos estagiários, ou dos atletas mais velhos no apoio às escolas, é fantástico. Prontidão a qualquer hora, em qualquer lugar. Os órgãos sociais são constituídos a 100% por atletas e pais de atletas, e desde logo se contagiou os restantes, pois viram como uma oportunidade de participar e integrar o Náutico Leiria, motivação acrescida por se tratar daquilo que os apaixona: a natação.

Durante este primeiro ano os atletas alcançaram já distintas conquistas históricas. Qual o segredo?

O segredo vem claramente do tema anterior. E não é bem segredo porque a emoção passou para as bancadas das piscinas, os atletas colocaram o nível de competição num patamar superior de empenho e dedicação, para mim, nunca visto. Foi com essa garra e entrega de cada um em prol da equipa e de si mesmo, sempre com um objectivo de alcançar o máximo e o melhor do projecto. Isso levou a que obtivéssemos resultados em provas nacionais nunca antes alcançados no distrito. Levou a que um grupo de masters tivesse decidido que também queria ter uma palavra a dizer neste clube e o que vimos foi atletas, que não nadavam por várias décadas, se vissem a fazer treinos bi-diários e por consequência: “vamos lá também bater recordes nacionais”. Levou a que surgisse uma vertente que não tinha a atenção devida, as provas de águas abertas, onde surgimos com o desafio de, quem quer estar, semana após semana, nos pódios de Norte a Sul do País, nesta vertente. Todos sentem este projecto como uma família e isso incrementa um espírito difí

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ