Viver

O Saque da Cidade. Livro da exposição de 1977 é um desafio para repensar Leiria

20 mai 2023 14:00

O catálogo chega 46 anos depois do evento mas os promotores da iniciativa consideram que continua actual e avisam que os interesses imobiliários voltam hoje a ameaçar a preservação do património e do espaço público

o-saque-da-cidade-livro-da-exposicao-de-1977-e-um-desafio-para-repensar-leiria
Leiria, 1870
Fonte: O Saque da Cidade de Leiria

“Com mais esta ideia de facilitar a reconstrução nos centros históricos, está-se mesmo a ver o que vem por aí”, avisa um dos responsáveis pelo catálogo O Saque da Cidade de Leiria, da exposição realizada há 46 anos. José Marques da Cruz admite que “é altura novamente de acordar a consciência” e travar “o que está a acontecer” hoje, em 2023. “Você não consegue tirar uma fotografia sem apanhar duas ou três gruas”, comenta. “Não consegue ver um edifício antigo que não tenha uma mansarda ou um andarzinho a mais”.

Em Maio de 1977, sob a coordenação de Jorge Estrela, e com o envolvimento de José Marques da Cruz, Rui Ribeiro e outros leirienses, a exposição O Saque da Cidade de Leiria, no átrio do Teatro José Lúcio da Silva, quis “rememorar a maior parte do património urbano já perdido” e, principalmente, impedir quem “desordenadamente, promovia a substituição da cidade” de anteriores gerações “por uma outra de aparência mais moderna, mas também mais incaracterística, pobre e fria”, lê-se, na introdução do catálogo.

A ideia “era apelar à consciência dos habitantes” e mostrar-lhes “o caminho caótico que o urbanismo, em Leiria, vinha traçando”, em nome “de uma arcaica ideia de progresso e desenvolvimento, amparado no lucro fácil e na livre especulação imobiliária”, que esmagava “vestígios históricos” e criava um “vazio deixado pela destruição”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ