Saúde

Óbidos aprova investimento de 487 mil euros em centro de saúde

1 mar 2022 09:42

Durante as obras, a actividade médica deverá ser transferida para o Pavilhão Municipal

obidos-aprova-investimento-de-487-mil-euros-em-centro-de-saude
Centro de Saúde de Óbidos
DR
Redacção/Agência Lusa

A Assembleia Municipal (AM) de Óbidos aprovou, por unanimidade, a autorização dos encargos para a requalificação do Centro de Saúde local, num investimento superior 487 mil euros.

O procedimento para o lançamento da obra está a ser feito “pela segunda vez, porque por um lado os preços de alguns materiais aumentaram e, por outro, foram introduzidas algumas melhorias ao nível do conforto dos utentes”, explicou hoje o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), na AM onde foi votada a autorização prévia para assunção de compromissos plurianuais para a requalificação do Centro de Saúde.

A Câmara de Óbidos tinha inicialmente lançado um concurso público para a realização de obras estimadas em 365 mil euros, mas pretende actualizar o valor do concurso para 487.312. 26 euros, acrescidos de IVA.

A requalificação do edifício, da década de 80, incidirá na remoção da cobertura em fibrocimento, na substituição da caixilharia, na colocação de um revestimento exterior em capoto, na instalação de um sistema de climatização e em reparações gerais no imóvel.

Uma intervenção “que já tardava”, concordaram todas as forças com assento da Assembleia (PSD, PS, CDU e Chega) que aprovaram por unanimidade a repartição de encargos por anos, prevendo-se no primeiro ano um investimento de 209.400 euros e, no segundo, uma verba de 277.912 euros.

De acordo com Filipe Daniel a obra deverá ter uma duração de dez meses após a consignação da empreitada.

Durante esse período “a actividade do Centro de Saúde deverá ser transferida para o Pavilhão Municipal”, afirmou o presidente, admitindo que, em alternativa, algumas consultas poderão ser realizadas “noutras extensões de saúde das freguesias”.

A obra deverá ainda ser candidatada a financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Centro de Saúde de Óbidos tem, segundo dados do Ministério da Saúde, 6.480 utentes inscritos.

A unidade integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte que presta cuidados de saúde primários à população dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche.