Sociedade

Óbidos desafia voluntários a recuperarem casas degradadas

6 ago 2016 00:00

Jovens de todo o País envolvidos em projecto com associação Just a Change

obidos-desafia-voluntarios-a-recuperarem-casas-degradadas-4728

No âmbito do seu programa Re-Habitar – Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas, a Câmara de Óbidos estabeleceu uma parceria com a associação Just a Change para a reabilitação de quadro casas degradas no concelho.

Cinquenta jovens voluntários de todo o País vão estar, durante dez dias, a recuperar casas degradadas de famílias carenciadas, que foram sinalizadas pelos serviços de acção social e escolhidas para serem intervencionadas com base numa priorização dos serviços técnicos.

O programa vai decorrer entre 15 e 25 de Agosto e envolve jovens da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos, que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objectivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas.

A autarquia vai investir cerca de dez mil euros nesta iniciativa nos materiais necessários à reabilitação das habitações, localizadas nas localidades do Vau, A-dos-Negros, Sobral da Lagoa e A-da-Gorda. A Câmara de Óbidos vai assegurar também as despesas de alojamento e alimentação dos voluntários, num montante ainda não definido, já que, segundo o presidente da autarquia Humberto Marques, "estão a ser negociadas parcerias com instituições do concelho no sentido de encontrar soluções que permitam minimizar os custos", à volta de 10 a 15 euros por dia por voluntário.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo