Sociedade

Obras de 900 mil euros vão requalificar centro de saúde de Porto de Mós

29 jan 2024 15:00

Intervenção será executada pelo município ao abrigo do acordo de descentralização de competências na área da saúde.

obras-de-900-mil-euros-vao-requalificar-centro-de-saude-de-porto-de-mos
Intervenção no centro de saúde será feita pelo município com fundos do PRR
Ricardo Graça/Arquivo

O centro de saúde de Porto de Mós vai sofrer obras de requalificação, estimadas em cerca de 900 mil euros.

A empreitada será lançada pelo município, no âmbito do acordo de descentralização de competências na área da saúde, que prevê que a obra seja financiada com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para tal, o executivo aprovou, na última reunião de câmara, realizada na semana passada, o protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro, que lhe permitiu avançar com a candidatura ao PRR, que terá de ser formalizada até quarta-feira, dia 31 de Janeiro.

Jorge Vala, presidente do município, explica que a intervenção incidirá, sobretudo, na eficiência energética, com investimento na climatização, portas e janelas e sistema de AVAC.

Segundo o autarca, haverá também “alguma melhoria de espaços” dos gabinetes e na área da mobilidade, com a criação de acessos para pessoas com dificuldades de locomoção entre os dois pisos, que actualmente não existem.

A expectativa do município é que a obra possa iniciar-se ainda em 2024. “A verba está mapeada, mas temos ainda de aprovar a candidatura, lançar o concurso e fazer a adjudicaçao mas acredito que possamos começar este ano”, avança Jorge Vala.