Sociedade

Obras de extensão do corredor ribeirinho do Arunca arrancam no sábado

16 ago 2024 12:00

Município de Pombal investe 600 mil euros para criar zona verde junto ao rio com dez quilómetros de extensão

obras-de-extensao-do-corredor-ribeirinho-do-arunca-arranca-no-sabado
Empreitada servirá, igualmente, para melhorar acesso a propriedades agrícolas
Jacinto Silva Duro

O arranque das obras de prolongamento do corredor ribeirinho do Arunca e acessos a propriedades agrícolas, ao longo deste curso de água será marcado com uma sessão no sábado, dia 17, às 12 horas, em Vermoil, no concelho de Pombal.

A autarquia anunciou que a empreitada, adjudicada por cerca de 600 mil euros, consiste no prolongamento do corredor ribeirinho entre Pombale e a Valdeira, ainda na freguesia de Pombal, e a Rua João de Barros, em Vermoil, numa extensão de quatro mil metros.

Além da plantação de mil árvores autóctones, o corredor contempla 7.000m2 de pavimentos, 1.000m2 de passadiços e uma bolsa de estacionamento com capacidade para 23 lugares, com estação de reparação de bicicletas e posto de carregamento de veículos eléctricos.

O prazo de execução é de 180 dias, findos os quais, o corredor ribeirinho do Rio Arunca passará a disponibilizar um percurso pedonal e ciclável de cerca de dez quilómetros, permitindo um maior usufruto do rio, da natureza e de toda a sua envolvente.

A obra beneficiará os proprietários confinantes com a linha de água, melhorando acessos e facilitando mobilidade de meios de fiscalização ambiental e de combate a incêndios rurais.