Sociedade

Obras inacabadas atrasam musealização da Torre Sineira da Sé de Leiria

13 ago 2022 12:00

Intervenção foi iniciada há quase 10 anos. Só com a sua conclusão pode avançar a musealização do espaço e consequente abertura ao público.

obras-inacabadas-atrasam-musealizacao-da-torre-sineira-da-se-de-leiria
Requalificação do imóvel representou um investimento de cerca de 305 mil euros
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Iniciadas há quase dez anos, as obras de requalificação da Torre Sineira de Leiria ainda não foram terminadas. E sem essa conclusão, não pode avançar o projecto de musealização do espaço e, consequentemente, a abertura ao público.
Director do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria- Fátima, Marco Daniel explica que “mercê de uma infiltração de água provocada por um problema de drenagem no piso do campanário” da Torre Sineira, “a obra não pode ser ainda dada por terminada”. E, “sem que a obra estrutural” seja considerada concluída, “os trabalhos [de musealização] não poderão avançar”, assume o técnico.
Segundo Marco Daniel, a reparação do problema de infiltração “está em fase de resolução”, pelo que, haverá depois condições para passar à fase de musealização da torre, existindo já algum trabalho feito ao nível da museografia. “Já há equipamentos museográficos instalados”, revela, explicando que o projecto contempla a “organização de conteúdos apresentados a partir de espólio histórico e artístico da Diocese de Leiria-Fá ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ