Sociedade

Obras na ESALV e na D. Dinis arrancam esta segunda-feira

3 mar 2024 14:05

Obras têm uma duração prevista de 22 meses e um investimento estimado em 4.6 milhões de euros (ESALV) e de 7.1 milhões de euros (D. Dinis).

obras-na-esalv-e-na-d-dinis-arrancam-esta-segunda-feira
Imagem do projecto de intervenção na EB 2,3 D. Dinis

As obras de requalificação das escolas Básica D. Dinis, e Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, têm início esta segunda-feira, dia 4.

A intervenção nos dois estabelecimentos de ensino vão decorrer em simultâneo com as aulas, já que serão montados módulos para funcionarem como salas provisórias, que acolherão os alunos durante as empreitadas.

Segundo uma nota da autarquia, as obras nas duas escolas, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), têm uma duração prevista de 22 meses e um investimento estimado em 4.6 milhões de euros (ESALV) e de 7.1 milhões de euros (D. Dinis).

Os trabalhos pretendem melhorar as condições de segurança e de conforto térmico e acústico, compatibilizar o edificado com as exigências de ventilação e de climatização, melhorar as acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada e o ambiente estético e ainda modernizar equipamentos e mobiliário interior, informa a Câmara de Leiria.

A entrada principal será reformulada e serão criados um parque para bicicletas, um campo de jogos, um anfiteatro, estacionamento, uma zona de estadia e um circuito de manutenção com distância máxima de um quilómetro.

A execução da obra será faseada, com uma intervenção individual de cada um dos blocos da ESALV, podendo os trabalhos avançar para dois edifícios em simultâneo, caso o ritmo da empreitada o permita.

A intervenção na D. Dinis prevê a remoção integral do fibrocimento com amianto, a requalificação funcional e arquitectónica dos edifícios e espaços exteriores, a reconstrução com ampliação de um dos blocos (para aumento do número de salas e de turmas), a melhoria do conforto ambiental e potenciar a utilização das infra-estruturas desportivas exteriores.

Serão aplicados isolamento térmico pelo exterior e nova caixilharia, serão criados percursos entre blocos e requalificados os existentes, os edifícios e os espaços exteriores serão também requalificados funcional e arquitectonicamente e os espaços exteriores no centro dos blocos serão convertidos em zonas de acesso às salas, com luz e arrumação.

Nas últimas semanas, o Município tem realizado reuniões com os diversos atores da comunidade educativa dos dois estabelecimentos de ensino, para informação de como os trabalhos irão decorrer, articulação da logística (mudança e armazenamento de materiais e equipamentos) e garantia de segurança para todos.

À semelhança de outras obras, é disponibilizada a linha WhatsApp para receção de mensagens sobre o progresso da empreitada e eventuais constrangimentos, bastando, para tal, enviar uma mensagem gratuita para o número 967 420 650, com o texto SUBSCREVO ESALV NOME ou SUBSCREVO EBDDINIS NOME

Esta intervenção resulta de um mapeamento realizado em parceria com o Ministério da Educação e com as respetivas direções escolares, cujo resultado determinou a necessidade de requalificação da D. Dinis como “muito urgente” e da  ESALV como “urgente”, refere a nota de imprensa da autarquia.