Sociedade

Obras na zona da Mouzinho de Albuquerque, em Leiria, começam na segunda-feira

16 jun 2022 14:11

Requalificação de uma das principais artérias da cidade arranca na Rua de São Francisco, junto ao Centro Comercial Maringá

obras-na-zona-da-mouzinho-de-albuquerque-em-leiria-comecam-na-segunda-feira
Obras vão começar na Rua de São Francisco, junto ao Centro Comercial Maringá
PROJECTO CML

As obras de requalificação da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e zona envolvente, em Leiria, vão começar na próxima segunda-feira com os trabalhos a arrancar na Rua de São Francisco, junto ao Centro Comercial Maringá.

Com a circulação ao trânsito encerrada nesta artéria por um período estimado de 103 dias, o desvio passará pela Avenida Cidade de Maringá e pela Rotunda do Estádio.

Em nota de imprensa, o município sublinha que com esta requalificação, que inclui parte da Rua Coronel Teles Sampaio Rio e o Beco de São Francisco, pretende "devolver o centro da cidade à população, através da criação de melhores condições de conforto e segurança".

"Será dada prioridade à circulação pedonal e à permanência de pessoas e, assim, contribuir para o desenvolvimento de actividades económicas e comerciais e para uma maior vitalidade e atractividade do centro histórico, meta que se pretende ver atingida também com a redução das emissões de carbono, servindo de incentivo à reabilitação do edificado mais degradado", explica a autarquia. 

Para "minimizar os constrangimentos para moradores, comerciantes e trânsito", o projecto prevê a requalificação da zona de forma faseada ao longo de um ano, com conclusão prevista até Junho de 2023.

"A execução das restantes fases já se encontra planeada, mas o seu cumprimento estará dependente do desenvolvimento da obra, já que são várias as situações que poderão condicionar o planeamento previsto, nomeadamente os eventuais achados arqueológicos, as condições climatéricas ou um potencial atraso na entrega de materiais, entre outros", justifica a mesma nota adiantando que na época do Natal "o faseamento da obra procurará garantir as condições necessárias para a realização das compras tradicionais desta altura do ano". 

O projecto para esta zona central da cidade de Leiria prevê a "requalificação das infraestruturas enterradas, que se encontram obsoletas e desadequadas, o reordenamento do trânsito, através da sobrelevação do piso e da redução para uma via de circulação na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na Rua de São Francisco, a criação de um total de 19 lugares de estacionamento (incluindo cargas e descargas), o alargamento de passeios, a eliminação de barreiras arquitetónicas, mais arborização e mais uma ilha ecológica a instalar na Rua Coronel Teles Sampaio Rio".

“Acreditamos que depois desta intervenção, a Mouzinho de Albuquerque vai ter outra vida e esperamos que haja também melhoria ao nível do edificado por parte dos privados”, afirmou o vereador das Obras Municipais, Ricardo Gomes, na apresentação do projecto. 

A obra representa um investimento de 1,7 milhões de euros, fincanciados a 85% por fundos comunitários. 

Whatsapp

967 420 650

Reconhecendo que a intervenção irá provocar alterações constantes no coração da cidade, o município divulgou um contacto de Whatsapp através do qual os cidadãos se podem inscrever para receber informação actualizada e atempada sobre cortes de estrada ou desvios de trânsito