Viver

Obras no Castelo de Leiria revelam vestígios de muralha com 3000 anos

21 mai 2020 20:00

Achados encontrados na zona onde está a ser construído elevador.

obras-no-castelo-de-leiria-revelam-vestigios-de-muralha-com-3000-anos
Trabalhos arqueológicos revelaram muralha desconhecida
Octopetala, Lda

Os trabalhos arqueológicos que estão a decorrer no âmbito das obras de construção dos acessos mecânicos ao Castelo de Leiria puseram a descoberto vestígios de uma muralha anterior à actual. Segundo a equipa técnica responsável por esses trabalhos, a fortificação terá sido edificada “há cerca de 3000 anos”.

De acordo com informação publicada pela equipa na pagina de Facebook do Castelo de Leiria, “trata-se de uma fortificação construída para defender o acesso ao morro do Castelo da qual restam ainda, para além dos vestígios da muralha (ou torreão) sub-circular, um talude de suporte/ protecção e um piso empedrado de seixos rolados que permitia o acesso a partir da encosta do Castelo”.

Os técnicos revelam ainda a tecnologia de construção da muralha, feita em “alvenaria de pedra seca, com duas faces”, e os materiais arqueológicos associados, onde se incluem “fragmentos de taças cerâmicas carenadas de pastas cinza muito escuro a negro, superfícies alisadas e objectos líticos talhados em sílex e quartzito”, “comprovam a cronologia protohistórica desta fortificação, atribuível ao final da Idade do Bronze ou início da Idade do Ferro, há cerca de 3.000 anos.

Em comunicado, a Câmara de Leiria refere ainda que os trabalhos arqueológicos, que decorrem também no interior do núcleo muralhado, onde há outras obras em curso, puseram a descoberto vestígios que “reforçam a presença pré-histórica e romana” naquele local.