Sociedade

Obras no edifício nascente do mercado municipal

23 jul 2022 10:20

Câmara de Leiria vai concessionar espaço a privados. Até "meados de Agosto" será definido o modelo a seguir e os usos permitidos.

obras-no-edificio-nascente-do-mercado-municipal
Até Junho, espaço acolheu provisoriamente o mercado, agora em novas instalações
Ricardo Graça

Com a retirada dos comerciantes, transferidos para as novas instalações inauguradas no início de Junho, o edifício nascente do Mercado Municipal de Leiria, entrou agora em obras.

Vereadora responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro, adianta que os trabalhos em curso visam uniformizar o layout exterior do edifício com a ala poente. Entretanto, a câmara está a “preparar” o procedimento, com vista à concessão daquela área do edifício a privados.

“Até meados de Agosto, queremos definir os usos possíveis no espaço, bem como o modelo a seguir, que tanto pode ser uma hasta pública como um concurso de ideias”, avança a vereadora, adiantando que o objectivo é que o local possa funcionar como “mais uma âncora” que traga “dinâmica” àquela zona da cidade.

Com uma duração aproximada de quatro meses, as obras em curso no edifício nascente do mercado têm um custo próximo dos 195 mil euros, “valor que falta facturar da empreitada” inicial, lançada em 2017, esclarece a câmara. A autarquia informa ainda que esta obra “se encontra afecta ao contrato de empreitada da obra do mercado” e que o prazo de execução termina a 13 de Novembro.