Sociedade

Obras no valor de 1,5 milhões melhoram qualidade de água em Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela

9 fev 2022 16:05

Águas do Centro Litoral estima que requalificação de ETA de Ribeira de Alge irá beneficiar 11 mil habitantes

obras-no-valor-de-15-milhoes-melhoram-qualidade-de-agua-em-ansiao-figueiro-dos-vinhos-e-penela
ETA de Ribeira de Alge
ADCL

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ribeira de Alge, no concelho de Figueiró dos Vinhos, vai sofrer obras de requalificação no valor de cerca de 1,5 milhões de euros. 

A empreitada beneficiará o abastecimento nos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela, beneficiando mais de 11 mil pessoas, e deverá estar concluída no Verão de 2023. 

Os trabalhos são da responsabilidade da Águas do Centro Litoral (AdCL) que assinou, nos paços do concelho de Ansião, esta quarta-feira, 9 de Fevereiro, a consignação dos trabalhos da empreitada de reabilitação, cujo valor total será de 1.497.363,38 euros.

O montante é co-financiado em 82,24%, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso do Recurso (POSEUR).

Segundo uma nota da AdCL quando concluídas as obras, a ETA dará adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de fenómenos climáticos extremos, como pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios. 

O presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares, sublinhou que “a obra está inserida na estratégia da AdCL para acelerar a realização de investimentos de requalificação de infra-estruturas e equipamentos, para garantir mais qualidade e fiabilidade dos serviços prestados, nomeadamente de abastecimento de água”. 

A Águas do Centro Litoral serve os municípios de Ansião, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós, na região de Leiria, e ainda os de Águeda, Albergaria-a-Velha, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Penacova, Penela, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares. 

Gere sete Estações de Tratamento de Água, 195 estações elevatórias de abastecimento de água e saneamento e 58 reservatórios, 67 Estações de Tratamento de Águas Residuais e 1.191quilómetros de condutas e emissários.