Sociedade

Obras nos Capuchos roubam espaço usado para estacionamento

28 jul 2016 00:00

Câmara de Leiria alega que a intervenção visa o ordenamento urbano da zona.

obras-nos-capuchos-roubam-espaco-usado-para-estacionamento-4701
Maria Anabela Silva

Começaram, finalmente, as obras de requalificação do acesso à ponte sobre a variante dos Capuchos, em Leiria. O que, à partida, poderia ser uma boa notícia para os moradores daquela zona, que há meses reclamavam a intervenção, revelou-se motivo de contestação. É que o projecto contempla também a construção de um passeio e o reordenamento do estacionamento, com a redução do número de lugares disponíveis na Rua Miguel Franco.

A câmara alega, no entanto, que apesar de ser usada como tal, não havia aparcamento marcado no local. Assim, não haverá diminuição de lugares, nota a autarquia. “O que lá estava não podia ser considerado estacionamento. O que se vai fazer é, de acordo com as boas regras de ordenamento urbano, marcar as zonas de estacionamento e criar um passeio, dando condições de circulação em segurança aos peões”, esclarece o município.

Os argumentos não convencem os moradores, que consideram a intervenção “descabida”. Esse é o entendimento de José Valente, que vive e trabalha no bairro [Miguel Franco]. “Não se percebe a razão de fazer outro passeio na rua, quando já existe um, bastante largo em algumas zonas”, diz, frisando que essa solução será concretizada “à custa” de espaço para estacionamento, que “é o que realmente faz falta” no bairro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.