Economia

OesteSustentável movimenta 31 milhões de euros em 11 anos

6 out 2021 18:13

Poupança ascendeu a “cerca de sete milhões de euros"

oestesustentavel-movimenta-31-milhoes-de-euros-em-11-anos
Iniciativas conjuntas do Oeste impulsionaram desenvolvimento local
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A OesteSustentável - agência regional de energia, movimentou, na última década, 31 milhões de euros respeitantes a uma centena de projectos que permitiram aos 12 municípios do Oeste poupar cerca de sete milhões de euros, segundo um balanço apresentado hoje.

A agência criada em 2010, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OestCim), desenvolveu ao longo de 11 anos “mais de 100 projectos e actividades”, que representaram “31 milhões de euros obtidos através de programas de financiamentos” e dos quais resultaram “cerca de sete milhões de euros de poupanças para os municípios do Oeste e menos 15 mil toneladas de CO2”.

O balanço foi apresentado pelo presidente do Conselho de Administração da agência, Humberto Marques (PSD), numa assembleia-geral realizada na sexta-feira, que encerrou o ciclo da liderança do também presidente da Câmara de Óbidos até às últimas eleições autárquicas, às quais não concorreu.

No balanço financeiro, Humberto Marques destaca os resultados líquidos e disponibilidades financeiras “em média superiores a 250 mil euros, com resultados líquidos sempre positivos, tendo alcançado os 339 mil euros em 2019”.

Valores alicerçadas numa distribuição de receitas “provenientes de projectos internacionais e financiamentos obtidos para projectos de eficiência energética”, que representaram 53% dos orçamentos da agência.

Para estes resultados contribuíram ainda “a baixa dependência de quotas de associados (47%)” da agência onde, em 11 anos, os custos com pessoal representaram cerca de 37% das despesas.

“Sem nunca ter recorrido a nenhum modelo de financiamento através de endividamento, o elevado volume de execução correspondeu à responsabilidade dos planos de atividades ambiciosos, tendo sido sempre efectuado com base na gestão rigorosa entre disponibilidades de tesouraria e de capitais próprios assegurados através de programas de financiamento”, refere Humberto Marques, citado numa nota de imprensa, na qual considera “notável o trabalho que foi feito” pelos profissionais da OesteSustentável.

O autarca que liderou os destinos da agência nos últimos 11 anos destaca o projecto OesteLED, uma das principais iniciativas para os 12 municípios do Oeste, “permitindo poupanças efectivas de mais de 4,3 milhões de euros na factura de electricidade e evitando também emissões de GEE (Gases de Efeito de Estufa) em perto de 10 mil toneladas por ano”, pode ler-se na mesma nota.

A OesteSustentável é desde 2010 responsável pela estratégia de energia para os 12 municípios do Oeste, tendo definido na altura cinco eixos de actuação: Planeamento energético e sustentabilidade; Eficiência energética, recursos renováveis e ambiente; Transportes e mobilidade sustentável; Educação criativa para a sustentabilidade e, por último, Acções de comunicação, capacitação, candidaturas e projectos transversais.

A área de abrangência da agência engloba o território da OesteCIM, composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, divididos pelos distritos de Leiria e de Lisboa e Correspondendo à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) Oeste.