Economia

Olivicultores esperam ano de muito azeite e qualidade razoável

22 nov 2021 10:07

Este deverá ser um ano de grande produção de azeite e espera-se uma qualidade razoável. Com a campanha a decorrer, o JORNAL DE LEIRIA ouviu as expectativas de alguns olivicultores da região

olivicultores-esperam-ano-de-muito-azeite-e-qualidade-razoavel
Condições climáticas explicam aumento da quantidade de azeitona
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

“Este é um ano em que a quantidade de azeitona é superior a um ano dito normal. Em relação ao ano passado a diferença é enorme, como os números demonstram. Na campanha anterior, durante toda a campanha recebemos 1.700 toneladas de azeitona, que resultaram em cerca de 220 mil litros; este ano, com a campanha a um pouco mais de metade, já vamos com quase 4.000 toneladas e 520 mil litros de azeite”, explica Pedro Gil, da direcção da Cooperativa de Olivicultores de Fátima, que espera receber perto de 6.000 toneladas de azeitona.

São sobretudo as condições climatéricas que explicam esta diferença na quantidade de azeitona face à campanha anterior. Já no que toca à qualidade do azeite, os responsáveis desta cooperativa entendem que “não é tão boa como no ano passado, com uma diferença média de mais duas ou três décimas na acidez”.

“Com os nevoeiros matinais que aconteceram na semana passada e as temperaturas altas durante o dia, a azeitona começar a gafar, ficando o azeite com menos qualidade”, refere.

Esta cooperativa tem actualmente mil cooperantes, número que deixa os responsáveis satisfeitos, porque “demonstra a satisfação dos clientes”. “A marca Azeite Fátima continua em expansão, começando a ser mais reconhecida além fronteira”, no Brasil e em vários países europeus.

Também José Vieira, gerente da Casa Féteira, de Porto de Mós, fala numa “diferença abissal” na quantidade de azeitona existente este ano. “Há cinco ou seis vez mais e o rendimento é melhor”.

O lagar está a operar 24 horas por dia, em dois turnos, transformando cerca de 70 toneladas diárias de azeitona. Os clientes são sobretudo dos concelhos de Porto de Mós, Batalha, Alcobaça e Leiria, mas também de Condeixa e de Coimbra.

“Levam o azeite que resulta das suas próprias azeitonas, se trouxerem mais de 500 quilos”, explica o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ