Viver

Omnilab, o laboratório que põe artistas experimentados a ensinar jovens a serem músicos

3 ago 2023 15:11

Uma semana de residência em cocriação para compor e gravar uma música

omnilab-o-laboratorio-musical-que-poe-musicos-experimentados-a-ensinar-jovens-a-serem-musicos
Participantes serão orientados por mentores durante os trabalhos
DR

A Omnichord está a desafiar jovens músicos, dos 14 aos 20 anos, para, de 1 a 8 de Setembro, para colaborarem na composição, interpretação e gravação de um tema musical. As inscrições para o "Omnilab - Laboratório Musical - são gratuitas, porém, devem ser realizadas até ao dia 9 de Agosto.

O Serra - Espaço Cultural acolherá a primeira sessão do Omnilab, onde os participantes serão orientados por mentores durante os trabalhos. Os jovens participarão em oficinas temáticas em cada período. 

Entre os profissionais de música de Leiria que estaraão presentes, encontraremos nomes como Filipe Rocha, colaborador dos projectos musicais Allstar Project, Sean Riley & The Slowriders, The Legendary Tigerman ou Cabrita, Rui Gaspar e Pedro Marques, elementos da banda First Breath After Coma, ou Nuno Rancho, músico, produtor e técnico de som.

Com eles, os candidatos seleccionados vão experimentar a cocriação e explorar os processos criativos da música, para, depois, a gravarem e lançarem nas plataformas digitais de streaming.  

Sempre à hora de jantar juntar-se-á ao grupo mais um profissional da área que abordará, em formato oficina, temáticas como o agenciamento e a gestão, comunicação e promoção, a actuação ao vivo, a criatividade na escrita e composição, o processo de cocriação e a gravação e edição.  

"Depois de muitos dos elementos da equipa da Omnichord terem começado os seus projectos musicais quando ainda estudavam no ensino superior de Leiria, surge agora o momento de partilharem parte do que foram aprendendo ao longo das suas carreiras e de trabalhar com uma nova geração de músicos que também terá, certamente, muito para oferecer", refere um comunicado de imprensa enviado pela Omnichord. 

Esta acção é promovida pela Omnichord/CCER MAIS, cofinanciada pela Direcção Geral das Artes e pelo Município de Leiria. Conta com a parceria do Serra - Espaço Cultural.