Abertura

Onda de voluntários varre praias da região

1 fev 2024 20:00

Ricardo Machado deu início a um movimento que ao longo de cinco anos tem envolvido mais de mil voluntários na limpeza de praias, de pinhais e cidades. Sábado, cerca de 130 pessoas trocaram o conforto do sofá para cuidar do ambiente

onda-de-voluntarios-varre-praias-da-regiao
Cerca de 130 voluntários arregaçaram as mangas para recolher lixo da Praia do Fausto
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

No passado sábado, cerca de 130 voluntários arregaçaram as mangas para recolher lixo da Praia do Fausto, no Pedrógão. Em duas horas, a brigada, munida de sacos, luvas e grande dose de boa-vontade, retirou mais de meia tonelada de resíduos deste areal do concelho de Leiria. Adultos e crianças, portugueses e estrangeiros, ora mais ora menos experimentados, juntaram-se ao movimento One Piece After Another e à Associação Desportiva Piranha World Fighters de Leiria e trocaram o conforto do sofá pelo trabalho em prol da comunidade.

Exercitam-se, fazem amigos, desfrutam da natureza e, acima de tudo, sentem-se realizados por, pedaço a pedaço, deixarem mais limpa a casa que a todos pertence. O movimento nasceu há cinco anos, avoluma-se e promete continuar a crescer.

Ricardo Machado, de 40 anos, é operário fabril numa indústria de vidro na Marinha Grande e conta que sempre gostou e se preocupou com a natureza. Com a disponibilidade que o trabalho por turnos lhe permite, sempre foi frequente encontrá-lo na praia, a fotografar e a limpar os locais por onde ia passando. “Tenho paixão especial pelas praias

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ