Sociedade

Operação especial da GNR contra o furto de cobre passa por Leiria

17 mai 2023 16:09

Apreendidos dois mil quilos em cobre e detidas oito pessoas

operacao-especial-da-gnr-contra-o-furto-de-cobre-passa-por-leiria

A Guarda Nacional Republicana, através da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIC) do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), realizou uma operação policial, durante a última semana, que culminou na apreensão de dois mil quilos de cobre e na detenção de oito pessoas.

Segundo um comunicado enviado hoje às redacções, foram detidos sete homens e uma mulher com idades compreendidas entre 20 e 49 anos, numa investigação por roubo, furtos e receptação de material, nos distritos de Lisboa, Leiria, Portalegre, Santarém e Setúbal.

No decurso das diligências policiais, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos se dedicavam ao roubo de carrinhas de distribuição de tabaco, furto de instalações industriais e furto de metais não preciosos, tendo um impacto directo que pode ascender aos 500 mil euros de prejuízo para empresas, organismos públicos e à comunidade em geral, uma vez que eram privadas do serviço de comunicações.

Numa primeira fase a operação culminou com o cumprimento de 20 mandados de busca, 15 em domicílios e cinco em veículos, com a apreensão ainda de 20 rolos de cabo de electricidade perfazendo dois mil metros, três bobines contendo um cabo com cem metros, dez telemóveis, três reproduções de armas de fogo, duas réplicas de arma de fogo, uma espingarda pressão de ar, uma máquina fotográfica, um tablet, diversos cabos de telecomunicações, diversas ferramentas e material para corte e diversas peças em ouro.

Numa segunda fase desta operação, que contou a colaboração do SEPNA dos Comandos Territoriais de Lisboa e Setúbal, foram cumpridos seis mandados de busca, em empresas de valorização de resíduos (vulgo sucateiras), tendo resultado na apreensão de duas viaturas e de diversa documentação e meios informáticos, bem como na elaboração de 18 autos de contraordenação ambiental.

Segundo a GNR, no decurso da investigação, foi desencadeada uma resposta pro-activa e concertada a nível nacional através da Operação “Colchea” desenvolvida pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), onde foram fiscalizadas diversas empresas de valorização de resíduos, responsáveis directamente pelo escoamento do material furtado.

Da acção resultou a fiscalização de 636 veículos, dos quais 87 transportavam resíduos, sendo que 49 se encontravam em infração ao regime legal, tendo sido elaborados 136 autos de contra-ordenação.

Sete detidos foram presentes ao Departamento de Investigação e de Acção Penal (DIAP) de Lisboa para primeiro interrogatório e outro detido foi conduzido diretamente a estabelecimento prisional uma vez que se encontrava evadido.

Esta operação policial contou com o reforço da Direcção de Investigação Criminal (DIC), do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI), dos Comandos Territoriais de Lisboa, Setúbal e Portalegre e como apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).