Viver

Oradores de oito países nas Jornadas Internacionais de Etnografia - Leiria

8 nov 2022 19:00

Cerâmica, música e associativismo são temas em destaque nas segundas Jornadas Internacionais de Etnografia - Leiria

oradores-de-oito-paises-nas-jornadas-internacionais-de-etnografia-leiria
O primeiro painel das JIEL tem o título “Etnografia na Cerâmica e na Olaria”
ABAD

Estão anunciados oradores oriundos da Alemanha, da Bolívia, do Brasil, de Cabo Verde, de Espanha, do México, de Portugal e da Suíça.

A segunda edição das Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria realiza-se a 12 de Novembro, no auditório do Monte Real Hotel.

Da agenda, constam quatro painéis: “Etnografia na Cerâmica e na Olaria”; “Saber-fazer da Tradição ao Contemporâneo”; “Da Música Tradicional ao Mundo Criativo” e “A Importância do Associativismo na Etnografia”.

A organização do evento, a decorrer entre as 9 e as 17 horas, é da Câmara Municipal de Leiria e do Agromuseu Municipal Dona Julinha, com coordenação de Adélio Amaro, consultor da autarquia para a cultura popular.

No primeiro painel, participam os oradores José Luiz de Almeida Silva, coordenador executivo da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas; Vane Calvimontes Díaz, com mestrado em Gestão do Património Cultural da Universidade de Salamanca, natural da Bolívia e a leccionar na Alemanha; e Ana Seiça, investigadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O segundo painel reunirá Gonçalo Cardoso, coordenador do serviço de inventário da Fundação Manuel Cargaleiro; Elis Angelo, bacharel em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Filomena Vicente (Cabo Verde) sobre o tema “Panu di Terra” e Ana Lúcia Coutinho, historiadora com doutoramento em Antropologia Cultural – USAL.

No terceiro painel, os oradores são Daniel Bernardes, director artístico Leiria Cidade Criativa da Música; Orlando Trindade, luthier; e Emiliano Toste, produtor e editor.

O último painel junta Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel; Daniel Café, presidente da Federação do Folclore Português; e João Alexandre, presidente da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.

As segundas Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria têm a parceria da Fundação Inatel e a colaboração das seguintes entidades: Associação Bajouquense para o Desenvolvimento; Associação Caboverdeana (Cabo Verde); Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura; Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse (Suíça); Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas; Cepae - Centro do Património da Estremadura; Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Góiás (Brasil); Federação do Folclore Português (FFP); Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais; Grupo de Investigación en Museos y Patrimonio Iberoamericano (Espanha); In/Comparáveis Agência (Brasil); Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil); Leiria Cidade Criativa da Música – Unesco; Mosteiro da Batalha / Direcção Geral do Património Cultural; Sociedade Iberoamericana de Antropologia Aplicada, Salamanca (Espanha) e União das Freguesias de Monte Real e Carvide.