Covid-19

Ordem dos Médicos alerta para redobrados cuidados no Natal

23 dez 2021 18:55

Carlos Cortes avisa que a capacidade do Serviço Nacional de Saúde depende da responsabilidade de cada um

ordem-dos-medicos-alerta-para-redobrados-cuidados-no-natal

“Todos temos de ter cuidados redobrados nesta fase sensível”. O alerta é deixado por Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Face ao recrudescimento galopante do número de infectados em Portugal, e na zona Centro em particular, e ao "impacto inevitável daí decorrente sobre os hospitais e os centros de saúde", Carlos Cortes apela para que todas as pessoas" cumpram com as medidas de prevenção ao contágio" e transmissão da doença Covid-19 e que estejam devidamente vacinadas aquando dos encontros sociais habituais neste período festivo, refere uma nota de imprensa.

"Dependemos todos uns dos outros, é muito importante assumirmos esta atitude pedagógica para ajudar, colectivamente, a combater o vírus", acentua o médico, citado na nota.

Carlos Corta sublinha que todos têm de "ter cuidados redobrados nesta fase sensível", cujo objectivo é "estar com a família em ambiente de partilha, em agrupamentos ou mesmo em locais comerciais de elevada concentração humana".

"Temos de salvar vidas optando por comportamentos responsáveis. A capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde está dependente da responsabilidade e do civismo de todos durante estas festas de final de ano. Não queremos que possa repetir um cenário semelhante ao do ano passado. Para isso, todos têm de contribuir e terem os cuidados adequados", acrescenta.

Neste contexto, Carlos Cortes reforça as principais medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento físico, a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar e a ventilação dos espaços.

O presidente da SRCOM salienta a necessidade "imperiosa de realizar previamente testes de diagnóstico SARS-CoV-2 quando estão em causa contactos sociais"

“As medidas preventivas de salvaguarda da nossa saúde são essenciais. Os nossos gestos e a responsabilidade de cada um ajudam-nos a salvar vidas”, remata.