Sociedade

Orfeão e SAMP contestam concurso adicional no ensino artístico especializado

5 fev 2021 10:49

O concurso adicional agora aberto, que só contempla o ensino básico, atribui 24 vagas na música e uma vaga na dança à Região de Leiria. Números que continuam aquém do que as escolas reclamam

orfeao-e-samp-contestam-concurso-adicional-no-ensino-artistico-especializado
Os resultados definitivos do primeiro concurso 2020-2026 saíram em Setembro, já com as matrículas efectuadas
Ricardo Graça/Arquivo

Prometido pelo Governo em Agosto do ano passado, o concurso adicional para a celebração de contratos de patrocínio com estabelecimentos do ensino artístico especializado de música e dança, está, finalmente, aberto. E as novidades, no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, não são as mais desejadas.

“Não resolve nem metade dos problemas que havia para resolver”, garante Vítor Lourenço, presidente do Orfeão de Leiria.

Tanto o Órfeão de Leiria como a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos preparam-se para concorrer, mas, também, para contestar.

Os estabelecimentos do sistema particular e cooperativo com ensino artístico especializado asseguram a componente de música ou dança no currículo das escolas públicas da escolaridade obrigatória e para o efeito recebem financiamento do Ministério da Educação.

O concurso adicional agora aberto, que só contempla o ensino básico, atribui 24 vagas na música e uma vaga na dança à Região de Leiria. Números que continuam aquém da realidade: só no Órfeão de Leiria há 37 alunos sem financiamento na música e 3 na dança; na SAMP, são 17 alunos de música sem financiamento.

“A nossa expectativa era que este concurso adicional viesse corrigir esse valor”, explica Hugo Bastos Alves, presidente da SAMP. “Pelas nossas contas, vamos buscar quatro vagas”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ