Viver

Organista de Notre-Dame reinaugura órgão em Fátima

17 mar 2016 00:00

Concerto inaugural do órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário estreia peça de João Pedro Oliveira.

organista-de-notre-dame-reinaugura-orgao-em-fatima-3422

No próximo domingo, dia 20, o Santuário de Fátima vai apresentar o restaurado órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário com a estreia mundial da peça Hû yeshûphekâ rô’sh, da autoria do compositor português João Pedro Oliveira, num concerto interpretado por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame, de Paris.

A “inauguração” do órgão requalificado, que se realiza às 15:30 horas é aberta ao público, e começa com a bênção do instrumento pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, seguindo-se um improviso do organista Olivier Latry, que demonstrará as potencialidades deste instrumento.

A obra de João Pedro Oliveira baseia-se na primeira profecia sobre Maria, no Livro do Génesis, encomendada pelo Santuário de Fátima para assinalar esta ocasião, bem como uma improvisação final que será executada tendo como base o Ave-Maria de Fátima.

Segundo um comunicado do santuário, o objectivo do recinto mariano com este restauro foi “devolver” às celebrações que têm lugar nesta Basílica “a beleza e a imponência do órgão de tubos”, referiu o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

O espectáculo de dia 20 é o primeiro de um ciclo de seis concertos para órgão que se realizam até Outubro, no âmbito das comemorações que assinalam o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.