Viver

Ourearte. Um musical que é uma lição de democracia reúne 130 alunos

31 mai 2024 12:25

Apresentações esta sexta-feira e sábado no Teatro Municipal de Ourém

ourearte-um-musical-que-e-uma-licao-de-democracia-reune-130-alunos
O livro tem ilustrações de Sandra Serra
DR

A ideia existe aproximadamente há 18 meses e as apresentações no Teatro Municipal de Ourém baseiam-se no trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo que agora está quase a terminar. O espectáculo O Bicho de Sete Cabeças vai colocar em palco 130 alunos da Ourearte, escola que, pela primeira vez, apresenta uma produção de teatro e música de criação artística original, com colaborações de Nelson Jesus (compositor) e Mário João Alves (encenador).

De que animal se fala, então, esta sexta-feira e no sábado? Do “muito especial” vencedor da eleição na cidade imaginária de Cata-vento: “Cada uma das cabeças representa uma qualidade indispensável a um líder para bem governar, mas na hora da coroação surge um problema, porque só existe uma coroa”, adianta Carmen Zita Ferreira, a autora do texto. Bondade? Justiça? Sabedoria? Determinação? Honra? Imparcialidade? Humildade? “Qual das cabeças será a mais importante?”

Reeditado em 2023, o livro de Carmen Zita Ferreira (que é natural de Ourém) conta com ilustrações de Sandra Serra e é recomendado no Plano Nacional de Leitura para o primeiro e segundo ciclo de escolaridade. E, como salienta a nota de divulgação, “leva o leitor a desenvolver capacidade crítica sobre um tema que interessa a todos: a educação para a cidadania”.

Há uma tradição de musicais pela Ourearte, em que se incluem, por exemplo, versões de clássicos como West Side Story ou O Fantasma da Ópera. Desta vez, a história medita “sobre o contexto democrático”, num ano em que se festeja meio século do 25 de Abril, assinala ao JORNAL DE LEIRIA o presidente da direcção da Ourearte, Fernando Marques. E, pela primeira vez, o público-alvo são os mais jovens.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ