Sociedade

Ourém aprova projecto do Passadiço do Agroal

21 fev 2019 00:00

Serão, aproximadamente, 780 metros de passadiço, que farão a ligação entre a a zona do Parque de Natureza, já existente, e a praia Fluvial.

Passadiço vai estender-se ao longo do rio Nabão
Veja aqui o percurso do passadiço
Veja aqui o percurso do passadiço
Veja aqui o percurso do passadiço
Maria Anabela Silva

A Câmara de Ourém aprovou, esta semana, o projecto de execução referente à construção do Passadiço do Agroal. O objectivo, explica um comunicado da autarquia, é criar “uma estrutura enquadrada ecológica e estrategicamente” na margem esquerda do Rio Nabão, que fará a ligação entre o Parque Natureza e a Praia Fluvial do Agroal.

O Passadiço do Agroal terá uma extensão de aproximadamente 780 metros e será “um espaço de lazer com valor acrescido inegável para o turismo do Agroal e para toda a região envolvente”, assegura a Autarquia.

Naquela nota de imprensa, o Município frisa que o percurso foi projectado “de forma a não alterar as condições ecológicas (solo, fauna, flora, etc.) do espaço”, revelando que a estrutura em madeira será sobrelevada em praticamente toda a sua extensão.

A autarquia sublinha ainda que o passadiço irá “valorizar” os dois percursos pedestres existentes actualmente e que passam pelo Agroal, uma vez que a nova estrutura coincidirá com ambas as rotas.

De acordo com o projecto aprovado, que prevê um investimento a rondar os 400 mil euros, o passadiço terá “um percurso sinuoso integrado no espírito do lugar e enquadrado com toda a envolvente paisagística, assumindo como premissa a manutenção do maior número possível das espécies arbóreas existentes”.

Foram também definidos pontos estratégicos de lazer e estadia ao longo do passadiço, que contemplarão a instalação de mobiliário urbano e iluminação, que “tornarão o percurso mais atractivo e contemplativo”. Segundo informação da Câmara, ao longo do percurso serão também instalados elementos gráficos e painéis informativos sobre a fauna e flora aí existentes.