Sociedade

Ourém aprova voto de repúdio pela invasão da Ucrânia e cria linha de apoio

26 fev 2022 12:13

Município vai criar linha de apoio à comunidade ucraniana residente no concelho.

ourem-aprova-voto-de-repudio-pela-invasao-da-ucrania-e-cria-linha-de-apoio

A Assembleia Municipal de Ourém aprovou, esta sexta-feira, um voto de "repúdio" pela invasão da Ucrânia pela Rússia e de solidariedade para como o povo ucraniano.

Entretanto, a câmara anunciou que irá abrir uma linha de apoio à comunidade imigrante de origem ucraniana que reside no concelho, onde estão registados 460 cidadãos oriundos desse país da Europa de Leste.

De acordo com o jornal digital Médio Tejo, a autarquia está também a disponibilizar acompanhamento psicológico ou na recepção de familiares dos residentes que pretendam requerer asilo.

Aprovado por unanimidade, o voto de repúdio considera que a invasão da Ucrânia é "uma violação do direito internacional", atentando contra "a soberania e independência dos Estados", e "uma grave violação dos direitos civis".

No documento, os deputados municipais de Ourém expressam também "total solidariedade com povo ucraniano em particular com a vasta comunidade cidadãos cranianos que residentes no concelho".

A remeter às embaixadas da Rússia e da Ucrânia em Portugal, o voto de repúdio faz ainda um apelo para que a Rússia "cesse de imediato as hostilidades e se retire do território" vizinho e que sejam iniciadas negociações "com vista ao estabelecimento da paz" naquela região.