Sociedade

Ourém avança com projecto para acesso mecânico ao castelo

20 jul 2022 16:01

Projecto pretende “facilitar o acesso turístico" ao castelo e assegurar condições de segurança da encosta” que suporta o edifício da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias.

ourem-avanca-com-projecto-para-acesso-mecanico-ao-castelo

A Câmara de Ourém vai avançar com a construção de um acesso mecânico ao castelo e à vila medieval. Na última reunião de executivo, foi aprovada a contratação de serviços para elaborar um projecto, que irá também contemplar uma intervenção "centrada na estabilização do edifício e da encosta envolvente da sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, "localização idealizada para o ponto de partida do referido acesso mecânico”. 

O Município explica, numa nota de imprensa, que o projecto pretende “facilitar o acesso turístico ao Castelo de Ourém e assegurar condições de segurança da encosta” que suporta o edifício da junta, que “já foi alvo de diversas intervenções, no entanto, apresenta várias patologias que urge compreender e resolver”.

Citado naquele comunicado, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, sublinha que esta intervenção é “muito desejada e de extrema importância”. “Pensamos que, em aproximadamente um ano, teremos em mãos um projecto capaz de resolver estas duas situações, que irão dinamizar o fluxo de turistas na Vila Medieval de Ourém”, acrescentou.

Concurso para autocarros eléctricos

Na mesma reunião da câmara, foi aprovada a abertura de um concurso para aquisição de dois autocarros eléctricos, para circuitos urbanos de Fátima e de Ourém. Trata-se de um investimento de 712 mil euros, comparticipado em 608 mil euros, que contempla a compra das viaturas, com 30 e 16 lugares, e a instalação e fornecimento de dois carregadores eléctricos nas duas cidades.

Com este investimento, a autarquia pretende responder às “carências existentes na rede de transportes públicos de passageiros concelhia, beneficiando a mobilidade nas cidades de Ourém e Fátima no que respeita às deslocações para locais de residência, de trabalho, estabelecimentos de ensino e zonas comerciais”.

Esta iniciativa, que ainda será votada em Assembleia Municipal, visa “reforçar a rede de transporte público de passageiros no concelho, assim como fomentar uma mobilidade mais limpa, com melhorias na qualidade de vida das cidades e dos seus habitantes”.