Sociedade

Ourém lança regulamento para criar taxa turística em Fátima

4 out 2018 00:00

Aciso contra medida proposta pela Câmara.

ourem-lanca-regulamento-para-criar-taxa-turistica-em-fatima-9318

O Município de Ourém quer criar uma taxa turística em Fátima. Na última reunião de Câmara o presidente submeteu um projecto de regulamento da Taxa Municipal de Ocupação Turística, que estará em consulta pública, para que durante 30 dias todos os interessados possam apresentar contributos ao documento.

"A exemplo do que acontece em outras cidades europeias e até portuguesas, onde há muito turismo, esta taxa também faz todo o sentido em Fátima. Sublinho que não é uma taxa para os habitantes do concelho", explica Luís Albuquerque.

O presidente da Câmara de Ourém revela que a proposta prevê que seja paga uma taxa de um euro por noite, com um limite máximo de três noites. As crianças até aos 12 anos e as pessoas portadoras de deficiência superior a 60% não pagam.

Este imposto não se aplica também no período entre 1 de Novembro e 31 de Março, "considerada a época baixa", informou o autarca. Luís Albuquerque refere ainda que a taxa tem também por base os impactos que a presença de turistas produzem a nível local sobre o território, património, actividades e qualidade de vida das populações.

“Usufruem dos investimentos como a rede viária, os resíduos sólidos urbanos ou o saneamento”, exemplifica. Em nota de imprensa, a autarquia salienta que esta taxa “assenta no pressuposto da importância que a promoção turística assume para a economia local do Município de Ourém, pela capacidade de gerar riqueza, emprego e, naturalmente, crescimento e desenvolvimento económico”. “Sintomático disso são os números anuais de peregrinos que, no último ano fiscal, ascenderam as 9,4 milhões, e os números de 773.154 dormidas e de 495.332 mil hóspedes, em 2016.” 

Ao JORNAL DE LEIRIA, Domingos Neves, presidente da ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima afirma desconhecer o regulamento. Em comunicado, a associação considera que a criação desta taxa é &qu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ