Economia

Outfit21 apresenta nova proposta para comprar Dielmar

12 nov 2021 16:06

Empresa de Leiria considera “absolutamente ilegal pretender a votação vinculativa de uma única proposta de compra feita na Assembleia de Credores” desta quarta-feira

outfit21-apresenta-nova-proposta-para-comprar-dielmar
Outfit21 diz poder "iniciar de imediato a operação fabril" porque tem encomendas em carteira destinadas à exportação
DR

Depois de ter retirado a proposta inicial de compra da insolvente Dielmar por falta de financiamento bancário, e perante o enceramento e venda dos activos decidida esta quarta-feira em Assembleia de Credores, a Outfit21, de Leiria, veio agora reiterar o seu interesse na têxtil de Castelo Branco.

Oferece 295 mil euros pela compra dos activos e compromete-se a contratar até 215 trabalhadores.

“Perante a venda dos activos da empresa, agora decidida na última assembleia, a Outfit21 continua interessada na concretização do seu projecto” e por isso enviou ao administrador da insolvência uma proposta de compra na quarta-feira, dia 10.

Em nota à imprensa, os responsáveis da empresa de Leiria dizem considerar “absolutamente ilegal pretender a votação vinculativa de uma única proposta de compra feita na Assembleia de Credores, sem oportunidade para os demais interessados e com (aparentemente) um acordo com o Estado relativamente ao imóvel, que não foi do conhecimento público”.

Na proposta enviada quarta-feira ao administrador de insolvência, a Outfit21 explica a intenção de criar em Alcains, nas instalações da Dielmar, uma nova unidade industrial de confecção.

Para tal propõe comprar “todos os activos”, por 295 mil euros. O valor decorre do novo cenário após as “decisões tomadas em Assembleia de Credores”, após as quais “o estabelecimento industrial deixou de existir, os trabalhadores vão para subsídio de desemprego e entramos na liquidação de activos”.

A proposta inicial, de dois milhões de euros, previa a compra do estabelecimento e assegurava “a continuidade de todos os postos de trabalho existentes e até as respectivas antiguidades e direitos dos trabalhadores, incluindo o pagamento dos salários dos meses de Outubro e Novembro em que estes não estarão a trabalhar”.

Esta proposta, explica agora a Outfit21, “estava valorizada em 420 mil euros, a que acrescia o pagamento dos salários em atraso e dos próximos meses, o que representa um investimento superior a um milhão de euros”.

Mas a proposta dependia de financiamento bancário, “que não foi aprovado porque não teve a garantia de Estado necessária”, e a empresa de Leiria viu-se forçada a retirá-la.

Agora, caso a nova proposta seja aceite, “o pagamento do valor de 295 mil euros será efectuado de uma só vez no acto de adjudicação dos activos” e depois disso “a proponente contratará os ex-trabalhadores da Dielmar que entenderem integrar o novo projecto industrial ou outros disponíveis até um total máximo de 215 trabalhadores”.

No documento enviado ao administrador de insolvência, a Outfit 21 diz ainda que “atendendo à calendarização dos compromissos assumidos e à perda de valor diário dos activos em liquidação, a proposta caducará no prazo de 45 dias após a sua apresentação”.

“Temos um projecto viável para recriar uma indústria de confecções no mesmo local, com um futuro assegurado, podendo iniciar de imediato a operação fabril porque temos encomendas em carteira destinadas inteiramente à exportação”, sublinha a empresa de Leiria.