Sociedade

Pacheco Pereira dá conferência em Porto de Mós sobre censura no Estado Novo

24 mai 2023 17:00

Sessão realiza-se esta quinta-feira, dia 26, e está na inserida no ciclo de conferências sobre os 50 anos do 25 de Abril.

pacheco-pereira-da-conferencia-em-porto-de-mos-sobre-censura-no-estado-novo
Pacheco Pereira vai falar sobre censura e imprensa clandestina
DR

José Pacheco Pereira, historiador, político e cronista, é o próximo convidado do ciclo de conferências “Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?”, que o município de Porto de Mós está a promover no âmbito comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

A próxima sessão realiza-se esta quinta-feira, dia 26, no auditório da Central das Artes. Com início às 21 horas, a conferência irá abordar a censura e imprensa clandestina durante o Estado Novo.

Este ciclo de conferências, por onde já passaram o almirante Gouveia e Melo, o ex-ministro Luís Amado e os historiadores Irene Pimental e Fernando Rosas, pretende incentivar o debate entre a população e os investigadores convidados, sobre as formas de controlo social, repressão e censura utilizadas pelo Estado Novo.

Estão ainda previstas sessões com o politólogo e investigador António Costa Pinto, o ex-ministro Paulo Portas e a comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.