Sociedade

Painéis Fotovoltaicos em espaços municipais para criar Comunidades de Energia Renovável

30 jul 2023 15:00

O objectivo passa por instalar painéis fotovoltaicos, por entidade privada, nos espaços municipais, reduzindo, assim, amplamente os seus custos de electricidade

paineis-fotovoltaicos-em-espacos-municipais-para-criar-comunidades-de-energia-renovavel

Os espaços municipais (coberturas de edifícios, outros equipamentos e solos) vão poder suportar a instalação e exploração de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) com vista à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER), em Figueiró dos Vinhos.

A proposta de hasta pública de cedência temporária e a título oneroso foi aprovado na última reunião de câmara.

O objectivo passa por instalar painéis fotovoltaicos, por entidade privada, nos espaços municipais, reduzindo, assim, amplamente os seus custos de electricidade e traduzindo-se numa poupança significativa no erário público.

Paralelamente, pretende-se constituir uma Comunidade (CER), que beneficiará, entre si, de todo o excedente da energia produzida pelos painéis, tendo acesso, desta forma, a uma tarifa comunitária mais baixa do que as tarifas de mercado actuais.

A futura comunidade poderá vir a ser integrada por qualquer pessoa ou entidade empresarial do concelho, mediante manifestação de interesse de adesão a este sistema, assim que o mesmo entre em vigor.

A excelente e natural exposição solar em diversos pontos do concelho aliada tanto à aplicação das Unidades de Produção para Autoconsumo, como à constituição das Comunidades de Energia Renovável, permitirão trilhar um caminho para um futuro mais limpo e sustentável, com uma expressiva poupança de energia e de custos, possibilitando que todos contribuam e beneficiem, activamente, do processo da transição energética global.