Sociedade

Pais pagam 2000 euros e acusam ex-jogador de incumprimento

16 jul 2020 15:56

Empresa de consultadoria promete acompanhamento de jovens futebolistas, mas exige pagamentos a “toda a hora”

pais-pagam-2000-euros-e-acusam-ex-jogador-de-incumprimento

Promessas de formação em academias dos grandes clubes, acompanhamento pedagógico e psicológico, treinos específicos, personal trainer, estas são algumas propostas que vários pais dizem ter sido feitas pelo ex-jogador de futebol Zuela Francisco e que este não terá cumprido em pleno.

Vários pais ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA afirmam ter pago 2000 euros para um projecto “que seria fantástico e o ideal para qualquer jovem”, se “fosse honesto”, admite Filipe Sousa.

Segundo contam os pais de jovens futebolistas, além dos 2000 euros, “estava sempre a ser pedido mais dinheiro”, sobretudo para pagamento de deslocações e para equipamentos, exigidos sempre que era preciso ir a uma das academias. “Estamos a falar de equipamentos no valor superior a 200 euros, quando habitualmente se compra o kit que dá para várias épocas”, conta Manuel Ribeiro.

Segundo este pai, quando apresentou a Zuela um “kit igualzinho que não custava 50 euros”, o consultor “começou a falar mal”. “É normal que possamos conversar e até ver alternativas mais baratas, mas com ele tal não é possível.”

“Nada disso foi dito quando nos foi apresentado o projecto. O valor incluía tudo. Quando o confrontamos com algo que não concordámos não nos trata da melhor forma. Para ele existe apenas uma verdade: a dele”, adiantam vários pais. 

Uma mãe, que veio do Luxemburgo para Leiria para seguir o sonho do filho, conta que foi contactada pela Stars of Future a dizer que estavam interessados em trabalhar com o filho, um jovem de 16 anos, referindo que a academia do Benfica teria uma parceria com a empresa de consultadoria.

“Falei com o Zuela que me disse que têm uma preocupação com a educação dos jovens e que poderiam dar-lhe todo o acompanhamento.” A factura enviada para ser paga tinha o valor de 3.311,78 euros e incluía consultadoria desportiva, treino específico, kit de equipamento, alimentação e alojamento.

“Estava determinada a pagar esse valor, mas quando cheguei a Leiria começou a ser-me pedido mais dinheiro. Era para o tutor, para o treinador… e quando os quis conhecer percebi que até eram a mesma pessoa. Percebi que estava a ser aliciada e não cheguei a fazer o pagamento.”

Nuno Francisco também afirma que vários pais “foram aliciados para um projecto com validade de seis anos”, mas ao segundo ano deixou de ter resposta aos e-mails.

“A parceria com o Sporting deixou de existir, logo, ele deixou de poder cumprir o contrato.”

“Nunca nos foi explicada a razão do Sporting ter abandonado. Para mim, a parceria com o Sporting significava muito. Sinto que fui enganado.”

No contrato estava também acordada uma viagem à Grécia. “Ele até tentou que ela se realizasse, mas além de nunca ter avançado com uma data certa, queria que meninos de 8/10 anos viajassem sozinhos para lá, onde estaria alguém à sua espera, que não conhecíamos”, acrescenta Lucínio Pereira.

Alguns pais equacionam avançar com um processo judicial contra Zuela Francisco.

Mentira
“Foi tudo montado”
“Isto foi tudo montado para tentar denegrir a minha imagem. Se fosse verdade já tinham ido à Polícia Judiciária e apresentado queixa. É mais fácil difamar, quando alguém está a tentar fazer alguma coisa boa”, afirma o consultor. Zuela desafia os pais a “apresentarem provas de todos os pagamentos e de tudo o que estão a dizer”. “Se calhar até foi oferecido pelo Zuela.” O ex-jogador sublinha que não tem de provar nada a ninguém e desmente que tenha sugerido que as crianças viajassem sozinhas para a Grécia. Garante ainda que sempre teve um psicólogo e que nunca prometeu a parceria com a academia do Sporting, mas que iriam a Alcochete, o que se confirmou.