Sociedade

Palácio da Justiça recebe DIAP

25 mar 2016 00:00

Concurso público para obras já foi lançado

palacio-da-justica-recebe-diap-3514

Palácio da Justiça, junto à Câmara de Leiria, vai ser alvo de obras para receber o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), instalado num edifício a poucos metros.

O concurso público para apresentação de propostas foi publicado esta segunda- feira em Diário da República, que refere que a obra terá um prazo de execução de 150 dias, com um preço base de 190 mil euros.

António Nolasco Rodrigues, administrador judiciário, explicou que o objectivo é retirar os serviços do DIAP de onde estão e instalá-los dentro do Palácio da Justiça, “para concentrar neste local tudo o que é relacionado com o crime”.

Ficarão, assim, nestas instalações a “investigação, a fase instrutória e o julgamento”, precisou.

O DIAP ficará concentrado no résdo- chão do Palácio da Justiça, que ficou com espaços vazios depois da reformulação do mapa judiciário, com a Instância Central Cível e o Tribunal do Comércio a transferirem-se para o edifício do antigo liceu de Leiria.

“Hoje o DIAP funciona com duas equipas, que trabalham em duas secções.

Vão continuar juntas, mas, agora, em espaços físicos separados, com melhores condições”, afirmou António Nolasco Rodrigues, informando que vão ser criadas salas para ouvir as pessoas “com maior privacidade”, o que não existia.