Viver

Palavra de Honra | A ideia de um mundo melhor e justo... não passa de uma ideia

25 jun 2023 08:53

André Rocha, professor, músico e maestro

palavra-de-honra-or-a-ideia-de-um-mundo-melhor-e-justo-nao-passa-de-uma-ideia

- Já não há paciência... para esquemas de compadrios, afilhados e enteados instaurados na nossa cidade e nem para carros elétricos. 

- Detesto... injustiças! Pessoas que compactuam ou que se limitam a ficar calados e coniventes com situações de injustiça ou má-fé e vendedores intrujas, nomeadamente os que vendem maçãs trincadas. 

- A ideia... de fazerem festivais de música com base em políticas de voluntariado é uma ideia estúpida. A ideia do “Podes vir cá tocar? Mas não há dinheiro” é uma ideia completamente errada. A ideia de apoiar financeiramente o associativismo é uma boa ideia. A ideia de um mundo melhor e justo... não passa de uma ideia. 

- Questiono-me se... porque é que o sistema judicial é tão lento e procrastinador? Porque é que todo o ramo ligado à construção civil não consegue dar um orçamento correto nem cumprir prazos? 

- Adoro... trabalhar em instituições onde me valorizam enquanto profissional e me respeitam enquanto pessoa; começar projetos novos e vê-los crescer e ganhar forma; as espetadas de lulas com gambas d'A Toca; Ovomaltine Crunchy Cream e Surfar. 

- Lembro-me tantas vezes... de andar à boleia da escola para casa e de quando tinha tempo livre. 

- Desejo secretamente... que exista uma milícia que lute pelo que é justo e correto e que a União de Leiria ganhe a Liga dos Campeões. 

- Tenho saudades... do tempo em que o ensino era mais respeitado e do tempo em que a figura do professor era... bem... no tempo em que existia essa figura.  

- O medo que tive... e que tenho... de surfar com o mar grande e de me sentar na cadeira do dentista. 

- Sinto vergonha alheia... de ter visto a União de Leiria jogar em casa e estar um estádio cheio a torcer pela equipa visitante. 

- O futuro... deixa-me receoso, pela falta de empatia e pela crescente apatia do ser humano. 

- Se eu encontrar... Deus vou fazer-lhe muitas perguntas. 

- Prometo... ter mais tempo para mim e para os meus e continuar a lutar pelo que é mais correto, justo e íntegro. 

- Tenho orgulho... da minha família, de ver a cidade de Leiria crescer culturalmente, da mágica União de Leiria, de acompanhar o crescimento dos meus alunos, quer ao nível artístico quer pessoal, e de saber que muitos deles ainda conseguem sonhar.