Viver

Palavra de Honra | Desejo criar um santuário do harmónio em Portugal, uma espécie de asilo onde possa salvar instrumentos históricos

28 mai 2023 11:12

João Santos, músico no geral, organista em particular

palavra-de-honra-or-desejo-criar-um-santuario-do-harmonio-em-portugal-uma-especie-de-asilo-onde-possa-salvar-instrumentos-historicos

- Já não há paciência... para as novelas das redes sociais. Cansa-me profundamente assistir ao rol interminável de comentários que muitas situações da nossa vida provocam. E atenção, eu não os leio!

- Detesto...
 a falta de comunicação, a falta de resposta a e-mails ou mensagens. Por outras palavras, detesto a inércia e a incapacidade de fazer acontecer. 

- A ideia...
é viver bem sem cobranças, sem o stress de que se possa estar a faltar a algum compromisso, sem conflitos. 

- Questiono-me se...
de facto existem pessoas boas. Na verdade, e felizmente, vou encontrando a resposta afirmativa a essa questão, mas tantas vezes me decepciono...

-
Adoro... domingos de manhã em casa, de pijama, a tocar numa das minhas pérolas instrumentais do século XIX. Sim, existem máquinas do tempo!

- Lembro-me tantas vezes...
da risada do meu avô Aires com o rádio ligado a ouvir os parodiantes de Lisboa. Para não falar de outras coisas que ele fazia e que me faziam rebolar a rir.

- Desejo secretamente... criar um santuário do harmónio em Portugal. Uma espécie de asilo onde possa salvar instrumentos históricos, travando o avanço da sua decadência, o que muitas vezes acontece por causa da tal inércia. Se quiserem saber mais, avisem...

- Tenho saudades... da sopa de grão da minha avó Maria do Rosário. Ela fazia aquilo com um refogado de cebola e depois colocava bacalhau. Que maravilha!

- O medo que tive... quando fui perseguido por um peru solto em casa. Eu tinha 5 ou 6 anos... Já não me lembro se cheguei a tomar-lhe o gosto.

- Sinto vergonha alheia... da incontinência verbal nos debates políticos com pessoas que acham que detém a verdade absoluta, sem pudor de caírem no ridículo das suas opiniões.

- O futuro... assusta principalmente quando se é pai. Mas o meu lema é arriscar. Há muitas oportunidades perdidas por medos estúpidos.

- Se eu encontrar... um mecenas que queira embarcar comigo numa aventura sem precedentes em Portugal, não se arrependerá. Mas tem de ser corajoso e, acima de tudo, louco!

- Prometo... tentar ser sempre um exemplo de honestidade, lealdade e tolerância para os meus filhos. 

- Tenho orgulho... em estar de bem com a vida e com todos os que me rodeiam. Nada tem mais valor do que a paz de espírito.