Viver

Palavra de Honra | Desejo que as mulheres um dia se defendam verdadeiramente umas às outras

30 set 2023 11:37

Ana Sebastião, conservadora de património

palavra-de-honra-or-desejo-que-as-mulheres-um-dia-se-defendam-verdadeiramente-umas-as-outras

Já não há paciência…para fretes e conversas de chacha. Cada vez mais quero que o tempo seja para as minhas/nossas pessoas, os nossos verdadeiros amigos, a nossa família e aprender a dizer não. 

Detesto… que digam: essa comida é um nojo! Quando não fazemos ideia, sobretudo nos dias de hoje a quantidade de pessoas ao nosso lado que tem o frigorífico vazio.
 
A ideia… de que os vegetarianos só comem alface é um discurso do século passado. Tenho pena que os portugueses sejam tão dependentes do bitoque e retrógrados na mudança de hábitos alimentares. Espero sinceramente que as coisas comecem a mudar brevemente.
 
Questiono-me se… alguma vez o mundo em que vivemos vai deixar de ser tão hipócrita e tão podre. Temo que a forma como as pessoas se relacionam hoje em dia, coladas aos telemóveis,  venha a ter consequências muito graves.
 
Adoro… Agarrar na mala e ir! Conhecer lugares novos perto ou longe. Uma hora, dois dias, três semanas, mas ir! Tenho a certeza que viajar é das melhores coisas em que investimos o nosso tempo e dinheiro.
 
Lembro-me tantas vezes… Que a vida é momentânea e mudar-me para o campo foi das melhores decisões que tomámos. Tenho muita sede de viver, tento estar sempre em todo lado, rodeada de pessoas, mas chegar a casa e termos oliveiras como vizinhos foi um enorme equilíbrio que conseguimos atingir.
 
Desejo secretamente…que as mulheres um dia se defendam verdadeiramente umas às outras, que se apoiem e estejam juntas pelas nossas igualdades e direitos que tantas outras andaram anos a lutar para conseguir.
 
Tenho saudades… de viver perto do mar! Na hora do almoço passar pela praia só para lhe dizer olá e beber um café. 
 
O medo que tive… de entrar para universidade para uma cidade que mal tinha ouvido falar. Claro que isso durou uma semana e Tomar ficou para sempre.
 
Sinto vergonha alheia… das pessoas que acham que as alterações climáticas e os problemas do nosso planeta não são preocupações da nossa geração.
 
futuro…podia ser mais simples, com menos clichês, menos aparências... E as pessoas entenderem que o que está dentro é realmente mais importante do que o que tentam mostrar. 
 
Se eu encontrar…alguém que conheça e não disser nada, não vi com certeza! Quem me conhece sabe que falo pelos cotovelos!
 
Prometo…todos os dias aos meus filhos que eles são a minha maior prioridade. Se não o fizer sinto que não estou a ser fiel sobretudo comigo e com os ideais em que quero que eles cresçam.
 
Tenho orgulho… na família (enorme) onde nasci e na ligação que temos uns com os outros,  são encontros de reboliço e felicidade.