Viver

Palavra de Honra | Larguem os telemóveis e dancem

10 abr 2022 11:17

Frederico Montes, designer gráfico e DJ residente na Stereogun

palavra-de-honra-or-larguem-os-telemoveis-e-dancem
- Já não há paciência... para aquelas danças do TikTok. O meu corpo treme de vergonha. Será esta a nova maneira de chamar à atenção para um tópico ao qual ninguém tem interesse? "Ei! Olha! Este sou eu a girar freneticamente!". Este é o meu take, posso estar errado. Se víssemos um vídeo de uma mulher ou homem a dar uma palestra sobre algo, talvez não prestássemos tanta atenção, a verdade é essa...
 
- Detesto... o cheiro a erva. Não sou contra o seu uso, mas levar com aquele cheiro (para mim hediondo) deixa-me o olfacto com vontade de vomitar, se é que isso é possível. Fumem à vontade, mas por favor, "loin de moi"!
 
- A ideia... de ir ver um espectáculo (concerto ou dj set) e estar ao telemóvel, a assobiar e a gritar ensurdecedoramente - "Eeeeiii, ooohhhh!", é de "louvar". Acho "fantástico" ver indivíduos com a sua coordenação irritante e, por vezes, embriagada, preocupados com o que estão a transmitir em directo nas redes sociais em vez de estarem a experienciar e a fruir o que se está a passar in loco. Larguem lá os telemóveis e dancem! 
 
- Questiono-me se... a paz no mundo é possível. Devemos trabalhar para sermos menos violentos, oportunistas e invejosos. Os humanos são animais, e a história mostra-nos que é inevitável que haja confrontos selvagens, e isso, infelizmente, acontecerá até ao final dos tempos.Temos que ter calma. É assim que o mundo funciona. Para que houvesse a tal "paz no mundo", todas as pessoas teriam de ter as mesmas ideias, valores, crenças e preferências, e, na minha opinião, isso nunca acontecerá. Muitas pessoas não percebem isso... E depois há os que têm o poder e que preferem usá-lo em prol do mal em vez do bem. O que se está a passar no mundo é tão triste.
 
- Adoro... batatas fritas de "sal e vinagre", a sensação da minha língua a erodir de tanta acidez é fantástica. Não falem mal das batatas fritas de sal e vinagre. Estão cá para ficar e não me digam o contrário!
 
- Lembro-me tantas vezes... de viajar pela Europa, à descoberta de eventos culturais e de festivais. O calor e a invejável ideia das pessoas do Sul te fazerem sentir bem, e o frio que, às vezes, se reflete na maneira de ser no Norte. Não levo a mal, também tinha frio e queria estar bem agasalhado a beber um bom "cafe au lait" com alguma melancolia saudável.
 
- Desejo secretamente... que encontrem uma solução para tirar os carros da Zona Histórica de Leiria. Já basta os pombos a morrer de desejo por migalhas de croissants, quanto mais a barulheira dos carros. Estacionem no estádio que há muito espaço e aproveitem o bom passeio pela Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque ou Avenida Heróis de Angola até ao centro. Vale a pena!
 
- Tenho saudades... do verão leiriense. Do diversificado Festival A Porta e do sempre cirúrgico Extramuralhas. Com o regresso destes dois eventos, este será, sem sombra de dúvida, o melhor verão dos últimos dois anos!
 
 - O medo que tive... ao acabar o meu curso de Design Gráfico e de saber que teria de encontrar trabalho numa área onde o que mais interessa não é ter boa nota, mas sim criatividade, inovação e comunicação. Após um ano lá me safei.
 
Sinto vergonha alheia... a vergonha que sinto não é alheia, é mesmo minha: fumo e sei que é um péssimo hábito e não é bom para mim nem para os que me rodeiam. Vou tentar deixar quando for papá! Ou seja, em breve!
 
- O futuro... que seja o que for. O que interessa é que haja boa disposição e  saúde duradoura! 
 
- Se eu encontrar... uma nota de 20 euros no chão, pago uns copos. Desculpe Sr(a). que a perdeu, alguém ficou feliz.
 
- Prometo... fazer algo pela música eletrónica na cidade de Leiria. Tenho ideias, e quando estiver tudo alinhado e perceber como as coisas funcionam (isto é processo demorado) e ter os devidos contactos (um processo ainda mais demorado) avanço sem medo!
 
- Tenho orgulho... da minha companheira de todos os dias, apesar de ser um gajo que não gosta muito de lavar a loiça... Dou-lhe todo o mérito em aturar-me! Como já referi, vou ser pai, e aí, com toda a certeza, virá mais responsabilidade. Vou ter tempo de ser melhor!
E claro, não poderia esquecer a grande equipa que temos na STEREOGUN. Saber que faço parte de uma máquina/família de um dos sítios que impulsiona a cultura em Leiria deixa-me super feliz. Não poderia pedir mais. Agora sirvam-me um Techno Bunker!