Viver

Palavra de Honra | O futuro será sempre melhor do que o presente

28 ago 2022 11:03

Maria João Novo , radialista

palavra-de-honra-or-o-futuro-sera-sempre-melhor-do-que-o-presente

- Já não há paciência... para esta guerra na Ucrânia sem fim à vista, para a escalada de preços dos últimos meses, para o sobe e desce semanal dos combustíveis.

- Detesto... o meu humor matinal, rotinas, ideias extremistas, metódicos, chico-espertos, o inverno, dias escuros, frio e neve.

- A ideia de.... ser milionária não me fascina, não faço planos para um potencial Euromilhões até porque nem jogo, confesso que gostaria de viver confortável em termos financeiros, mas estou certa que ser extremamente rica não me traria a felicidade que procuro.

- Questiono-me se... serei boa mãe, a maternidade é, sem dúvida, o maior desafio da minha vida, aquele que me põe à prova inúmeras vezes.

- Adoro... a adrenalina de fazer rádio em direto, conhecer lugares e pessoas de diferentes culturas,  noites quentes de  verão, o pôr do sol, as cores do outono, o Alentejo profundo,  jantar fora, um bom vinho, sushi, café, o calor da lareira, pessoas com sentido de humor.

- Lembro-me tantas vezes... dos três meses  que vivi no Brasil, há 22 anos, num intercâmbio universitário em que tive oportunidade de viajar por diferentes estados, costumo dizer que conheci vários países dentro de um só, foi a maior e mais marcante aventura da minha vida.

- Desejo secretamente... não desistir de todos os ginásios que frequento, comer o que me apetece sem culpas.

- O medo que tive... quando há cinco anos sofri um acidente de viação e depois de recuperar a memória, após um curto período inconsciente, não vi a minha filha que seguia comigo nessa malograda viagem.

- Tenho saudades... da minha infância, da escola primária, do cheirinho dos livros novos, dos passeios na minha bicicleta cor de rosa, das férias de verão na Nazaré e em Monte Gordo, de assistir ao Tom Sawyer, de estudar em Coimbra, de vestir o traje, da Queima das Fitas anterior ao Queimódromo.

- Sinto vergonha alheia... de comentários de ódio que encontro nas redes sociais, de erros ortográficos grosseiros, de quem maltrata crianças e idosos.

- O futuro...será sempre melhor do que o presente, sempre assim acreditei e a vida tem-me dado provas disso.

- Se eu encontrar...situações de conflito sou a primeira a virar costas, gosto de viver em paz e felizmente o nosso país ainda nos vai dando alguma tranquilidade.

 - Prometo...  defender e proteger todos aqueles que amo até ao fim dos meus dias.

- Tenho orgulho... na minha família e nos valores que me passaram, em ser da Batalha, em ser sportinguista, nos trabalhos de voz off que realizei na área da inclusão, em especial os audioguias para o Museu da Batalha e a audiodescrição para um filme da Lusomundo.