Viver

Palavra de Honra | "O saber, seja ele qual for, ocupa o lugar da ignorância e a Educação é a base das bases das sociedades. "

28 jun 2020 13:32

David Vieira, Director Comunicação Município de Óbidos

palavra-de-honra-or-o-saber-seja-ele-qual-for-ocupa-o-lugar-da-ignorancia-e-a-educacao-e-a-base-das-bases-das-sociedades

- Já não há paciência... para a pandemia. Sei que não é uma questão de paciência, é uma questão de realidade. Mas a realidade, ela própria, testa-nos a paciência e, no que toca à COVID-19, o meu “pacienciómetro” já está no vermelho.

 

- Detesto... falinhas mansas e palmadinhas nas costas. Como disse acima, a realidade testa-nos a paciência, mas também nos testa o carácter. Gosto de Educação e Respeito.

 

- A ideia... de viajar nunca desilude. Tenho pena que o meu tempo e a minha carteira não acompanhem a voracidade pessoal da ideia que tenho sempre presente de viajar.

 

- Questiono-me se... votei sempre de forma correcta. Nunca falhei uma eleição, mas já senti falha na representação que o meu voto teve. Nunca questionei o sistema democrático, mas, às vezes, questiono os actores, sejam os eleitos, sejam os eleitores.

 

- Adoro... viajar! Já tinha dito isto, não tinha? Confesso que as minhas últimas duas viagens foram muito interessantes e, acima de tudo, altamente descontraídas: Copenhaga e Londres. Aconselho!

 

- Lembro-me tantas vezes... dos tempos de faculdade, onde fiz amigos para a vida. E hoje, mais de duas dezenas de anos depois, essas amizades continuam, mesmo na distância em quilómetros que a vida nos obrigou.

 

- Desejo secretamente... e abertamente que as pessoas valorizem o conhecimento e que não achem que o saber não ocupa o lugar. O saber, seja ele qual for, ocupa o lugar da ignorância e a Educação é a base das bases das sociedades.

 

- Tenho saudades... do toque. Neste momento, e devido à pandemia, o toque passou a ser uma espécie de tabu. Quero o toque de volta. Quero o abraço de volta. Quero o aperto de mão de volta. Quero, acima de tudo, a nossa vivência humana de volta. Vamos aguardar!

 

- O medo que tive… de os extremos poderem ter uma voz mais activa nas sociedades. Pelos vistos, e assim o espero, a coisa está a esmorecer. A vida não é assim tão fácil de resolver ou moralizar, como muitos nos fazem crer.

 

- Sinto vergonha alheia... do oportunismo que alguns políticos têm pela falta de interesse (ou ignorância) das pessoas. É vergonhoso que, em nome de uma subida na escadaria do poder, haja aproveitamento da fragilidade e do medo das pessoas.

 

- O futuro... à Educação pertence! Ou seja, acredito que a Humanidade vai ter um futuro promissor se apostar na Educação das pessoas. O futuro vai precisar de muito pensamento crítico e só que consegue isso com Educação.

 

- Se eu encontrar... o equilíbrio pleno na vida, ficarei eternamente agradecido. Equilíbrio nas ideias. Nas posições políticas. Na forma de estar. Nas e com as pessoas.

 

- Prometo... continuar a lutar, com tudo o que estiver ao meu alcance, para o esclarecimento das pessoas. Pessoas esclarecidas tendem a ter um pensamento crítico, o que é crítico na actualidade.

 

- Tenho orgulho... no nosso País. Apesar de todos os “erros” - aos olhos de hoje - que cometemos na História, Portugal é, actualmente, um País onde vale a pena viver. Já não estamos orgulhosamente sós, mas vivemos orgulhosamente com o Mundo, que tão bem sabemos receber.